Uma janela sobre o mundo bíblico

As leituras dos três anos da Liturgia (A,B e C) perfazem quanto do total de livros da Bíblia? Quais livros ficam de fora dessa liturgia somados os três anos?



  • Pergunta de Eduardo Sgarbiero, Piracicaba - SP
  • 814
  • 19/09/2017
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Ano Litúrgico: A, B, C. |


Olá Eduardo Sgarbiero de Piracicaba - SP!!

Já respondermos várias perguntas com referência as leituras Bíblicas usadas na Liturgia da Igreja católica, onde aparecem estas leituras distribuídas em ano A, B, C, nestas respostas se colocava o que os estudiosos em Liturgia falam. Dizem eles, em três anos praticamente se lê toda a Bíblia. Incluindo as leituras dominicais e semanais. Seria uma informação geral mas que responderia a curiosidade.

Sua pergunta é pelos livros da Bíblia que aparecem ou não?

A curiosidade vai mais longe.

Me propus responder, pois envolve leituras bíblicas e é meu campo de estudo e pesquisa. Me propus a mim mesmo se encontrar na minha pequena biblioteca alguma coisa responderei, se precisar ir em uma biblioteca de Teologia, adiaria.

Por fortuna, encontrei uma coleção chamada Guia da Assembleia cristã, de Thierry Maertens e Jean Frisque, original da Bélgica em francês, editado pela Abadias de Saint-André, traduzido pela editora vozes. Neste guia encontramos os comentários explicativos de todas as leituras bíblicas, dos anos A, B, C. No final da coleção o nono volume trás índices Gerais do Guia.

Concluindo.

Antigo Testamento: Faltam leituras dos livros de Judite e de Abdias.

Novo Testamento: Possuem leituras de todos os livros.

OBSERVAÇÃO:

Não aparecem leituras do livro em forma completa, mas os textos mais significativos: Por exemplo.

Olhando o Antigo Testamento:

- Do livro do Levítico que é próprio dos Judeus, na questão do puro e do impuro, na liturgia católica são lidos trechos do capítulo, 13; 19;23 e 25, outras partes não são lidas

Do livro do Cântico dos cânticos: só o capítulo 2.

Do livro de Ester: só o capítulo 14 (É uma heroína judaica).

Olhando o Novo Testamento:

Por exemplo o Apocalipse: A liturgia usa para leituras Bíblicas passagens do capítulo: 1;3;4;5;7;10;11;15;18;20;21;22. Deixando de lado algumas textos.

Consulta:

THIERRY, Maertens, FRISQUE, Jean, Guia da assembleia cristã, volume 9, tradução de Bruno Palma, OP, Editora vozes, Petropolis, 1972.

814 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook