Uma janela sobre o mundo bíblico

“O Segredo de Saulo”, um documentário insólito



Luiz da Rosa

Leia mais sobre Paulo |


Um documentário de Goya Produções ressalta a surpreendente atualidade da mensagem de São Paulo em temas como a liberdade, a homossexualidade ou a intolerância religiosa.
A produtora o apresentou em 29 de junho passado, na sede da Universidade São Paulo-CEU de Madri, Espanha, coincidindo com o encerramento, pelo Papa, do Ano Paulino.

“O DVD combina uma síntese da fascinante vida do Apóstolo com algumas de suas mensagens mais fortes”, informa Rubén Ortega, de Goya Produções. “Suas propostas, rejeitadas em sua época, lhe custaram a vida – destaca –. Hoje continuam desencadeando apaixonados debates”.

Por que o oponente mais ferrenho da fé cristã se converteu em seu promotor mais eficaz? Como conseguiu transformar o mundo antigo frente a milhares de perigos e perseguições? Qual foi seu segredo? São algumas das perguntas que o documentário busca responder.

“O melhor deste documentário – diz seu produtor Andrés Garrigó – não são tanto as aventuras, os enigmas, ou a ação, mas a ‘paixão’, o ‘segredo’, que animava Saulo... e que o impulsionou a transformar o mundo”.

O documentário disponibiliza ao cristão a figura e a mensagem do grande Apóstolo dos Povos. Mostra a força divina que agia, não por trás dele, mas nele e a partir dele.

O segredo é Cristo. Ele é quem anima sua vida, quem o leva a percorrer ter ras e mares, enfrentar judeus e romanos e padecer o que humanamente não teria sentido.
“Às vezes, – comenta o bispo auxiliar de Madri César Augusto Franco –, estamos um pouco complexados, e São Paulo é um paradigma do que todo cristão deve fazer: falar de Cristo oportuna e inoportunamente, em momentos fáceis e em momentos difíceis”.

Além do bispo, intervêm neste documentário professores de diferentes países como Luis Sánchez Navarro, Aurelio García, José Rico Parés, Josep Gavaldà, Díaz Rodelas, Isabel Rodà, Javier Navarro Rainer Riesner, Shai Shemer e John Barclay.

O documentário está disponível em www.goyaproducciones.com

1830 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook