Uma janela sobre o mundo bíblico

Os milagres existem mesmo?



  • Pergunta de Pedro Figueiredo, Benfica
  • 723
  • 26/10/2017
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Milagres |


Olá Pedro Figueiredo de Bemfica!

Em 2015 fui solicitado pela redação da Rádio Bandeirantes de São Paulo, AM 840, para participar no programa que acontece todos os sábados pela manhã intitulado “Você é curioso?”. A produção do programa solicitou que respondesse em forma de entrevista a Pergunta:

“Por que, segundo a Bíblia, antigamente aconteciam milagres espetaculares e todos presenciavam e agora nenhum milagre acontece mais?”

Para responder está pergunta tive que me organizar, ler a literatura sobre bíblica sobre milagres e depois participar do programa do sábado pela manhã na Rádio Bandeiranes.

Como muitos elementos sobre a pergunta que fazes estão incluídos na resposta que na época formulei, vi com bons olhos colocar como resposta da sua pergunta.Efetivamente a conclusão final responde sua pergunta. Desejo boa leitura sobre esse tema bíblico os milagres.

Segue o material descrito sobre milagres na Bíblia:

Nota: o que segue descrito é a entrevista concedida para a Radio Bandeirantes de São Paulo AM 840, para o programa “Você é curioso” no dia 25 de abril de 2015

Existe verdadeiramente um abismo entre o que a linguagem moderna atribui a milagre e aquilo que a Antiguidade e Bíblia entendem como milagre.

Hoje se dá pouca importância para, a experiência de Deus, ela é pouco cultivada.

Mas se valoriza o espetacular ou a excepcionalidade como elemento principal. Assim perguntamos o porquê dos milagres, buscamos as razões, exigimos provas. Queremos ver e não vemos os milagres nos acontecimentos da vida.

Na Antiguidade e na Bíblia a experiência de Deus era o elemento principal. Javé é o importante. Deus caminhava com o povo e eles sentiam Deus nos milagres.

O espetacular aparece como um elemento secundário.

Entendemos que este abismo existente entre milagre na Antiguidade e nos dias de hoje trazem as dificuldades na compreensão. Presenciar os milagres que aconteceram na Antiguidade é tarefa impossível, mas temos conhecimento deles e a forma espetacular como aconteceram através dos textos escritos na Bíblia.

O que a Bíblia diz dos milagres?

Para Bíblia os milagres são os sinais que Deus está presente na vida de seu povo e atua. Os milagres que são narrados na Bíblia revelam o amor de Deus, seja em fatos extraordinários, espetaculares ou em coisa simples e comuns.

O grande milagre, o milagre espetacular do livro do Êxodo é a libertação do povo.

Esta certeza e estes milagres contados por gerações dos efeitos prodigiosos de Javé e escritos mil anos depois foram aumentados e tornaram-se fatos espetaculares. Um Deus grandioso faz coisas espetaculares, não se poderia imaginar e contar diferente. É aquela história “quem conta um conto....

Os Milagres em Jesus:

Em Jesus os milagres aparecem como fatos extraordinários onde se percebe a ação manifesta de Deus, mas aos olhos da fé. Somente a fé faz com que enxerguemos os milagres. Nos quatro evangelhos, encontramos de 45 milagres de Jesus

Sabemos que a fé nunca é fruto de milagres, mas simplesmente assinala a presença divina em nossa caminhada.

Jesus não obriga a ninguém a crer, nos milagres que ele fazia, apenas eram para tirar conclusões. Todos os que aceitam os milagres aceitam também Jesus como enviado do pai. Todos os milagres atribuídos a Jesus querem nos indicar o milagre maior de sua existência à ressurreição.

Concluindo a resposta da pergunta:

Os milagres continuam acontecendo para o homem é a mulher de fé.

Somente a fé poderá fazer com que vejamos e acreditemos nos milagres que acontecem em nosso redor. Sem ela nem milagres extraordinários acontecem, nem a palavra de Deus é presente em nossa vida, nem a Bíblia tem algo a nos dizer.

723 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook