Uma janela sobre o mundo bíblico

A expressão kiyriaká é um termo aramaico? Que relação ele tem com a tradição oral dos textos da Igreja primitiva e qual seria a definição deste termo. O que ele significa?



  • Pergunta de Carlos, Rio de Janeiro
  • 550
  • 08/11/2017
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Domingo | Sábado |


Sinceramente não sei bem o que significa. Essa expressão parece um pouco com o termo usado no grego moderno para "domingo", kiriakí (em grego κυριακή). Esse termo grego moderno usado para o domingo certamente vem da palavra grega usada para "senhor" (kyrios).

O Antigo Testamento já falava do "dia do Senhor" (Isaías 2,12; 13,6.9: Ezequiel 13,5, 30,3; Joel 1,15; 2,1.11.31; 3,14; Amos 5,18.20; Abadia 15; Sofonias 1,7.14; Zacarias 14,1; Malaquias 4,5). Depois da morte de Cristo começou a tradição de chamar o "domingo" como "dia do Senhor", que foi institucionalizado mais adiante também como dia de repouso no Império Romano. Mas já antes disso era celebrado, como testemunhado por inúmeros escritos dos Padres da Igreja, como dia em que Cristo trouxe a salvação ao mundo.

Os adventistas e outros grupos "sabatistas" pretendem ainda hoje que o sábado seja o dia consagrado ao repouso também para os cristãos.

Pode ler mais sobre esse tema nesse link, onde se explica como para os cristãos o sentido do Sábado passou para o domingo, que observam com o mesmo espírito

550 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook