Uma janela sobre o mundo bíblico

Quais as distâncias (km) dos três caminhos da Judéia para Galiléia?



  • Pergunta de Josias Caetano de Oliveira, Rio de Janeiro - RJ
  • 808
  • 10/11/2017
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Galileia |


Olá  Josias Caetano de Oliveira do Rio de janeiro - RJ.

Na época de Jesus existia três caminhos para se chegar a Galiléia a partir da Judéia (ponto de partida a cidade de Jerusalém nas montanhas da Judéia):

Primeiro caminho:

Totaliza a distância de 140 km, hoje por estar em zona de fronteira com a Jordânia e a Palestina, seu percurso é impraticável atualmente é impraticável.

Jerusalém – até a Galiléia seguindo o vale do rio Jordão. O caminho percorria o deserto de Judéia até Jericó e seguia pelo vale do Rio Jordão até Bet – Shean. Era o caminho que os Judeus faziam para ir as festas de preceito em Jerusalém. Ex: Páscoa, Pentecostes, Tendas. Jesus na infância percorria este caminho com sua família.

Segundo caminho:

Totaliza a distância de 120 Km, não era percorrido pelos Judeus devido a presença dos Samaritanos, entretanto Jesus com os discípulos percorreu este caminho.

Está estrada percorria a zona da montanha no cenro da palestina, passando pela Samaria. Os Judeus não faziam este caminho pois consideravam um território impuro. Jesus percorreu este caminho os evangelhos narram várias passagens. A cura dos leprosos. O encontro com a mulher samaritana no Poço de Jacó, etc...

Terceiro caminho:

Totaliza a distância de 150 Km. é o caminho mais longo pois de Jerusalém até o litoral torna o caminho mais longo, e chegando a Megido tem início as montanhas da Galiléia

Rota comercial a chamada estrada do mar. Esta chamada “via maris” tinha como saída o Egito passando por Gaza indo a Megido – Cafarnaum e Damasco.

Nota: A precisão de Quilômetros e metros não possuímos. O que temos é uma ideia das distâncias que Jesus percorreu com os discípulos. Para isto os traçados das estradas modernas de Israel nos ajudam. Os traçados das estradas mudaram, pois devido à situação de guerra na região ergueram-se muros de separação entre Israel e a Palestina atual. Com maquinário modernos muitos caminhos foram endireitados.

Consulta:

PICCIRILLO, Michele, Cenni di Geografia Biblica, Storia e Geografia Biblica, Suplementos - 2 The Route, Studium Biblicum Franciscanum – ano acadêmico 1992, Jerusalém.

Fontes de informação:

Nazareth & Lower Gallee Tourist Map, NazarethTourism Information Center, Blustein Maps & More Ltd, Publishing, 2013

BALDI, Donato, Guida di Terra Santa, Gerusalemme, 1953.

HOADE, Eugene, Guide to the Holy Land, 11ªedição, Franciscan Printing Press, Jerusalem, 1982.

808 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook