Uma janela sobre o mundo bíblico

Exposição dos Pergaminhos do Mar Morto no Canadá



  • H2O
  • 2198
  • 23/07/2009
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Qumrãn |


Os Pergaminhos do Mar Morto chegaram ao Canadá. Uma das descobertas arqueológicas mais significativas do século XX foi oficialmente inaugurada no Museu Royal Ontário de Toronto por Dalton McGuinty, primeiro-ministro da província de Ontário. “Os Pergaminhos do Mar Morto: palavras que mudaram o mundo” oferece dezessete manuscritos autênticos do Mar Morto e mostra alguns dos textos mais famosos da história e mais antigos que se conhecem desde a Bíblia hebraica, quatro dos quais são expostos ao público pela primeira vez. Os pergaminhos incluem fragmentos dos livros do Gênesis, Deuteronômio e dos Salmos e algumas das expressões escritas mais antigas dos Dez Mandamentos. Foram descobertos há 60 anos por um pastor de cabras beduíno.

Os pergaminhos do Mar Morto são considerados o mais recente documento dos patriarcas bíblicos e profetas conhecido pelo judaísmo, cristianismo e islamismo. Por 2.000 anos, as covas do deserto contiveram esses textos. Depois de décadas de escavações, foram encontrados um total de 900 pergaminhos escritos em hebraico, aramaico e grego. Os manuscritos de 2.000 anos foram se desintegrando no tempo, mas seu significado histórico é indiscutível.

Biblistas e conferencistas internacionais de todo o mundo visitarão o Museu Royal para uma série de conferências em que se falará sobre os pergaminhos e sua importância para o diálogo inter-religioso em nossos dias. Além da exibição dos 17 pergaminhos fragmentados, a exposição do Museu Royal oferecerá também mais de 200 artefatos que foram encontrados com os manuscritos. Em março, as autoridades palestinas protestaram pela chegada dos pergaminhos ao Canadá, dizendo que foram levados de seu território sem permissão depois do ano de 1967.

A exposição dos manuscritos do Mar Morto estará aberta ao público até 3 de janeiro de 2010.

2198 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook