Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual a distância de Canaã a Mesopotâmia. Existe algum material livro, mapas etc.. que possam fornecer informações. Tenho sempre dúvidas em distâncias entre lugares.



  • Pergunta de Artur Gomes , Diadema - SP
  • 633
  • 18/11/2017
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Mapas Bíblicos |


Olá Artur Gomes de Diadema - SP!

Prudente a sua pergunta buscando informações para uma melhor compreensão do texto bíblico. Algumas Bíblias oferecem aos leitores materiais suplementares: como índices, tabelas cronológicas, mapas etc. Tudo isto pode ser consultado durante a leitura para melhores esclarecimentos. Continue com este seu interesse, isto lhe ajudará muito.

A distância entre Canaã e Mesopotâmia em linha reta, olhando os mapas da região nos indicam um total de 750 Quilômetros

Entretanto na antiguidade a distância se tornava maior cerca de 1330 Quilômetros devido a uma série de fatores:

- Seria impossível para as caravanas de camelos e dromedários seguir em linha reta, pois a região é formada de desertos, sem água e cidades intermediárias. Como o transporte era feito por camelos e cavalos, estes necessitavam de água, e caminhando no deserto, o trajeto se torna longo e demorado por casa das paradas dos oásis. Os oásis para água eram vitais estavam nos roteiros de viagem.

- O possível trajeto era subindo pelo Líbano e depois baixando pelo rio Eufrates. Este trajeto é o mesmo feito por Nabucodonosor levando em cativeiro o povo hebreu para a Babilônia.

Algumas indicações de distância e tempo encontramos no livro de Esdras, que fala que levou 5 meses para percorrer.

Esdras 7,9

“9 Foi no primeiro dia do primeiro mês que iniciou sua partida de Babilônia e foi no primeiro dia do quinto mês que chegou em Jerusalém (Esdras 7,9) Bíblia de Jerusalém.

Este trajeto compreendia aproximadamente 1330 Km de caminhada.

Encontramos material de consulta:

Material de consulta para as distâncias existem.

Já citado, algumas bíblias fornecem mapas na parte suplementar.

- Existem também os Atlas da Bíblia, podem ser adquiridos em qualquer livraria que vende livros orientados para o estudo das escrituras.

- Existem nos mapas mais completos, na parte inferior a chamada escala das distâncias. Nesta escala aparece a indicação das distâncias de Km, por centímetros. Com facilidade calculamos as distâncias de modo aproximado.

A internet também pode nos ajudar, assim que apreendemos a procurar os mapas bíblicos.

Consulta:

LUCIANO, Pacomio, Vanetti Pietro, Pequeno Atlas Bíblico, História, geografia, arqueologia da Bíblia, editora Santuário, Aparecida, SP,1996.

BOCHICCHIO, Vicente (cartógrafo), Atlas da Bíblia, suplemento da Bíblia Sagrada, edições Paulinas, São Paulo, 1968

633 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook