Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual a diferença do primeiro Testamento para o segundo Testamento?



  • Pergunta de Dejanira, Baruerí - São Paulo
  • 1839
  • 16/12/2017
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Bíblia |


Olá Dejanira de Barueri - SP!

A pergunta é muito interessante e para obtermos uma resposta significativa e completa precisariamos utilizar muitas páginas escritas. Entretanto, vou apenas ater-me em algumas idéias principais que poderão ajudar na compreensão das diferenças dos  dois testamentos o Antigo e o Novo.

Antigo Testamento e as Antigas Alianças de Deus e o Homem.

O Antigo Testamento trata das antigas alianças realizadas entre Deus e os homens criatura de suas mãos. Nos livros do Antigo Testamento encontramos as passagens que falam: Deus e Adão no Éden e a criação de todas as coisas, Deus e Adão caído por sua desobediência, Deus e os Patriarcas e Deus e Moisés por meio da Lei, os profetas etc...

O Novo Testamento e a aliança da graça.

Novo Testamento trata do fim da aliança mosaica e início da Aliança pela Graça de Deus mediante o sacrifício da cruz.

No Antigo Testamento, os sacerdotes eram homens escolhidos da tribo de Levi, os descendentes de Araão chamados Aronitas e obtinham unção de sacerdotes, na aliança mosaica

No Novo Testamento, na aliança da graça os homens que se consagram são sacerdotes e o altar é o próprio coração do homem.

As alianças do Antigo Testamento eram imperfeitas os homens sempre quebraram a aliança com Deus, distanciando-se de seus mandamentos.

A aliança da Graça, inaugurada pelo Novo Testamento, é perfeita. Jesus o Verbo divino encarnou-se (tomou corpo humano) e Deus fez aliança consigo mesmo como homem para que esta fosse definitivamente perfeita.

1839 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook