Uma janela sobre o mundo bíblico

Hidrografia de Israel?



  • Pergunta de Reginaldo, Barueri - SP
  • 3016
  • 20/12/2017
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Rio Jordão |


Olá Reginaldode Barueri - SP!

Introduzindo o tema da hidrografia em Israel.

Sua pergunta é de fundamental importância no entendimento do estado de Israel. A água na atualidade de Israel é uma questão de sobrevivência. As guerras: exemplo nas colinas de Golan localizadas ao norte e pertencentes a Síria, foram para defender as poucas nascentes de água que alimentam o Rio Jordão. Embora existam muitas teorias para reverter este quadro desde a importação de água onde grande bolsa de águas são puxadas por navios pelo Mediterrâneo, existe uma preocupação em dessalinizar a água do mar mediterrâneo, mas que na atualidade ainda é inviável. A população em Israel aumenta, nas cidades, o gasto começa aparecer, e as colônias agrícolas, os Kibutzin de Israel cada vez exigem mais água do governo.

Rio Jordão principal Rio e fonte de água no território de Israel.

O fenômeno mais marcante da paisagem da Palestina é o Rio Jordão e seu impressionante vale. O Rio Jordão, em hebraico “Iarden” corta a Palestina de Norte a Sul é o principal rio da Palestina.

Para entender o Rio Jordão e sua importância.

As nascentes do rio Jordão:

Suas nascentes se encontram aos pés do Monte Hermão (na fronteira com o Líbano) e é formado de quatro pequenas nascentes. A confluência destes pequenos riachos na extremidade setentrional do Lago Merôn forma o Rio Jordão.

Os nomes das fontes que originam o Rio Jordão chamam-se:

Quatro fontes principais aos pés do Monte Hermon formam o Rio Jordão. São estas:

1 - Barreighit, fonte da cabeceira ocidental do Rio Jordão.

2 -Hasbany, fonte que se encontra nas escarpas do Monte Hermão.

3 - Leddan, fonte central que sai do Tell-el-Kady (antigo Tel Dã) no vale do Rio Jordão.

4 – Banias, fonte localizada na antiga Cesárea de Felipe, e irrompe de uma caverna aos pés do Hermão.

Esses riachos formam o lago Hule, que se situa 70 metros acima do nível do mar. (Atualmente esta drenado e serve para a agricultura.)

O Rio Jordão forma o Lago da Galiléia ou Tiberíades.

Novamente o Rio Jordão segue seu curso e alargando-se formando o lago de Genesaré com -212 m. O lago de Genesaré (também chamado de Tiberíades em homenagem a Tibério imperador Romano ou Kineret em hebraico = Harpa, ele tem a forma deste instrumento musical) tem 24 km de comprimento e 12 Km de largura.

O Rio Jordão termina no Mar Morto:

Do lago de Genesaré o Rio Jordão segue o seu curso formando meandros até chegar o mar Morto num percurso de 330 km. E ao desembocar no Mar Morto chega atingir -392 m abaixo do nível do mar. O Rio Jordão torna-se dessa forma o único rio do mundo que corre abaixo do nível do Mar. O percurso do Rio Jordão entre o lago de Genesaré e o Mar Morto em linha reta seria de 110 Km, mas devido as inúmeras curvas e meandros chega a 330 km. Ele não é navegável. Em muitos lugares se pode atravessá-lo a pé. Sua largura máxima é 70m. O Mar Morto não tem saída para o mar, e devido às altas temperaturas, (clima tórrido) suas águas sofrem alta evaporação. Na parte setentrional, a concentração de sal e tão grande que flutuam blocos de sal. Quando no mar a concentração de sal e 4%, no Mar Morto chegam a 25%. Esta condição da à possibilidade do ser humano boiar em suas águas com tranquilidade. Devido à alta concentração de sal não existe nenhuma forma de vida em suas águas, justificando seu nome. Concentram-se tanto no lado de Israel como da Jordânia indústrias de retirada do sal e fertilizantes. Muitos países europeus mandam seus pacientes com doenças de pele para tratamento de saúde. O seguro Social dos países nórdicos freta aviões e mandam seus pacientes para fazerem tratamentos nas águas do Mar Morto.

Fatos Bíblicos importantes relacionados com o Rio Jordão:

1) O Batismo de Jesus e a manifestação da Santíssima Trindade: Mt 3,13-17; Jo 1,28.

2) A cura do leproso Naamã: 2 Rs 5,1-14

Em forma resumida coloco em uma visão geral o sistema hídrico em Israel.

A Palestina (Israel Bíblico) está situada entre:

Mares ,Lagos e Rios.

MARES

Na Palestina encontramos três mares, são eles:

Mar Mediterrâneo

Mar da Galiléia ( água doce)

Mar Morto.

Mar Vermelho

LAGOS

O único Lago que era encontrado no território Palestinese é o lago de Meron, Heb. Merôm, “elevação”, “lugar alto”, também conhecido como águas de Merôn (Josué 11,5,7) e modernamente como Lago de Hulé, ou Huleh (nome árabe).

RIOS

O sistema hiddrico de israel e formado por alguns rios principais, com consideraval volume de água e outros que são rios somente quando chove ou no período das chuvas. Lembro que grande parte do território da Palestina é desértico.

A) Rios da Bacia do Mediterrâneo

1-) - Rio Belus

2-) - Rio Quisom (Heb. Qîshôn, “aquele que foi dado”)

3-) - Rio Cana (Heb. Qanah, “junco”.)

4-) - Rio Gaás

5-) - Rio Sorec

6-) - Rio Besor (Heb. Besôr, “refrescante”.)

7-) - Leontes.

8-) - Sior.

9-) - Ribeiro do Egito

B) Rios da Bacia do Jordão.

A bacia do Jordão é formada pelos seguintes rios:

1) - Rio Jordão

2-)- Rio Querite

3-) Rio Cedrom

4-) Rio Iarmuque

5-) Rio Jaboque

6-) Rio Arnom

7-) Zered (Wadi el-Hesa) desagua no Mar Morto

Fonte:

Casonatto, Odalberto Domingos,, Como ler o Novo Testamento, subsídios de aulas de Introdução ao Novo Testamento, no Instituto de Teologia e Pastoral de Passo Fundo / Rs, 2001.

3016 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook