Uma janela sobre o mundo bíblico

Como eram contados os dias na época de Jesus? Judeus, romanos contavam os dias da mesma maneira? Fora a referência aos dias de “Nisan”, há outras formas de marcar uma data nesta época?



  • Pergunta de Márcio Vieira , Rio de janeiro - RJ
  • 1803
  • 25/12/2017
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Calendário |


Olá Márcio Vieira do Rio de Janeiro!

Perguntas semelhantes já foram endereçadas ao portal, e poderão serem consultadas. Em forma resumida coloco algumas indicações.

Os calendários na época de Jesus!

O calendário dos Judeus.

Na Palestina da época de Jesus, a população em sua vida diária seguia o calendário judaico. Este calendário indicava todas as festas de preceito judaicas e os dias de descanso e trabalho.

Jesus não escapou disto. As narrativas dos evangelhos mostram Jesus e seus discípulos indo muitas vezes ao templo de Jerusalém nas festas de preceito: como Páscoa, Pentecostes, Dedicação etc.

A população judaica seguia portanto o calendário judaico que era organizado conforme as 4 fases da lua (chamado calendário lunar). Este chamado calendário lunar tem raízes no calendário babilonês

A Palestina e o calendário romano chamado Juliano:

A Palestina estava sob o regime do Império romano, assim oficialmente seguia também o calendário romano.

Este calendário se chamava Juliano, criado 46 anos antes de Cristo pelo Imperador Júlio César. (os meses do ano foram dedicados aos Imperadores e permanecem até hoje no mundo ocidental). Nesta época o ano passa a ter 365 acrescentado o ano bissexto permanecendo em vigor até a Idade Média. Nesta época surge o calendário gregoriano, instalado pelo Papa Gregório, usado por nós hoje.

O calendário romano inicia com a data da fundação de Roma, que aconteceu no ano 753 antes do nascimento de Cristo, no dia 21 de abril.

Outros calendários:

As civilizações criaram seus calendários. Sempre tiveram grupos de pessoas que observavam os movimentos dos dias, e estações que se repetiam. Com estas observações os sábios do Egito, criaram seu calendário, os da Babilônia da mesma forma e temos conhecimento até do calendário maia  e azteca, sem falar dos calendários do oriente, calendário chinês etc...

1803 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook