Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem foi Eli?



  • Pergunta de Fábio Batista, Salvador - BA
  • 754
  • 26/12/2017
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Eli |


 Olá Fábio Batista de Salvador - BA!

Eli foi um personagem Bíblico, sacerdote na Casa de Deus, em Silo, e a narrativa de seus trabalhos como sacerdote encontramos no primeiro livro de Samuel nos capítulos iniciais de 1 até 4.

Não sabemos a ascendência e origem de Eli, mas se fizermos uma comparação do que narra em 1 Rs 2,27com 1 Cr 24,3, podemos concluir que o seu filho Finéias e Eli tinham descendência de Itamar o filho mais novo de Arão.

As narrativas de 1 Samuel nos falam que os descendentes de Eli, intermediados por Finéias e o filho Aitube, seguiram o ministério sacerdotal em Nobe, por alguns anos.

O livro de Samuel em 2,12 narra a conduta perversa dos filhos de Eli no trabalho na casa do Senhor. Eli nada conseguiu para mudar a conduta de seus filhos. Entretanto um homem de Deus apareceu e condenou eles e descendentes episódio este narrado em 1 Samuel 2,27-36.

Embora Eli julgou Israel durante quarenta anos, ele não escapou da condenação por causa das atitudes pecaminosas de seus filhos no exercício do sagrado na casa de Deus.

Um mensageiro ao dar a notícia a Eli da vitória dos Filisteus sobre Israel e da perda da Arca da Aliança, Eli não resistiu com 90 anos de idade, caiu para trás de sua cadeira e quebrou o pescoço. A narrativa encerra com a indicação do serviço de Eli: “Eli fora juiz em Israel durante quarenta anos “. (1 Samuel 4,18) Bíblia de Jerusalém.

754 visitas


A resposta do site se encontra aqui acima.

Eventuais comentérios postados abaixo não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.

Comentários julgados inoportunos serão removidos.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook