Uma janela sobre o mundo bíblico

O nome 'senhor' é uma referência a Baal, visto que os judeus dizem adonai, que significa 'senhor'?



  • Pergunta de Ricardo Inacio, Fortaleza
  • 1010
  • 09/01/2018
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Javé, Jeová, Yahweh, Nome de Deus | Baal | Adonai


O nome de Deus sempre levantou muito interesse aqui no site, quem sabe por que há algumas confissões cristãs que o vêem com muito importância e até incluem esse tema na própria identidade. De fato é uma questão muito eloquente na Bíblia, principalmente no Antigo Testamento, importância que se reflete ainda hoje no contexto dos judeus. Nós não entendemos muito bem o tema porque estamos longe daquele contexto e, às vezes, não fazemos tanto esforço para compreendê-lo e, o que é mais grave, muitas vezes se interpreta mal.

O tema já foi aqui muito bem abordado em um artigo profundo publicado há algum tempo. Sublinho apenas que YHWH é o Deus de Israel, como aparece muitas vezes no texto do Antigo Testamento. Esse é o que está escrito. Invés, outro tema é a pronúncia. Quando os judeus viam escrito essas 4 letras, nunca diziam Javé, Jeová ou outro nome parecido, mas simplesmente ADONAI, isto é, SENHOR.

Isso fica bastante evidente se lemos com atenção o Novo Testamento, onde nunca aparece o Tetragrama, Javé ou Jeová, mas apenas “Senhor”, que em grego é κύριος.

É por isso que hoje em dia existe um forte movimento, em algumas igrejas que buscam recuperar a teologia do nome divino conforme a concepção do Povo de Deus, que prefere usar SENHOR nas passagens em que a Bíblia Hebraica traz o tetragrama YWHW.

ADONAI, etimologicamente, é uma pluralização de Adoni, que significa “meu senhor”, uma expressão usada para personagens históricos. Ao invés, colocar a palavra no plural (ADONAI = Meus Senhores) é um procedimento típico que visa reservar tal vocábulo para a divindade.

 

Baal

Literalmente tem o significado de “Senhor”. Na Bíblia esse é o nome de um deus fenício, especialmente de Tiro, que a partir de algum momento foi introduzido em Israel, especialmente na Samaria (veja Juízes 6,25-32 e 2Reis 10,18.28).

Jeremias 19 condena até mesmo os habitantes de Jerusalém, que sacrificam seus filhos a Baal.

 

Podemos concluir dizendo que não há nenhuma ligação entre ADONAI e Baal na Bíblia Hebraica, no Antigo Testamento.

1010 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook