Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que que na bíblia católica não tem Marcos 16,9-20?



  • Pergunta de Fabiana Lopes, Esmeralda
  • 1687
  • 09/01/2018
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Crítica textual |


Esse texto está presente em todas as versões modernas da Bíblia, também católicas. Não há nenhuma dúvida em relação à inspiração divina desse texto e, portanto, não se duvida da sua autoridade.

Essa constatação, todavia, não exime tais versículos de serem analisados do ponto de vista da crítica textual. Parte-se da constatação que muitos manuscritos importantes, tais como Vaticano e Sinaítico, omitem tais versículos. Outros manuscritos, invés dos versículos 9-20 têm uma versão mais breve, que segue o versículo 8:

"Elas narraram brevemente aos companheiros de Pedro o que lhes tinha sido anunciado. Depois, o mesmo Jesus os encarregou de levar, do Oriente ao Ocidente, a sagrada e incorruptível mensagem da salvação eterna".

Há outros manuscritos que trazem o final breve junto com o final longo.

Os espertos em crítica textual são bastante unânimes em afirmar que o texto desses versículos não são do autor original do Evangelho de Marcos. Mas também dizem que certamente o livro não terminava com o versículo 8. É provável que existia um outro final, que se perdeu. Diante desse texto perdido, foi criado o texto atual, que visa preencher uma lacuna, apresentando um resumo das aparições de Jesus Ressuscitado.

É importante sublinhar que tal conclusão era já bem conhecida no Século II, pois citada da Taciano e Ireneu.

1687 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook