Uma janela sobre o mundo bíblico

O que quer dizer Principados e Potestades? São coisas boas ou ruins?



  • Pergunta de Jonatas Freire, Camaçari-ba
  • 3577
  • 13/01/2018
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Anjos |


Um texto que precisa, nesse caso, ser lido é Efésios 6. A partir do versículo 10, o autor fala do combate espiritual e no versículo 12 diz:

Pois o nosso combate não é contra o sangue nem contra a carne, mas contra os Principados, contra as Potestades, contra os Dominadores deste mundo de trevas, contra os Espíritos do Mal, que povoam as regiões celestiais.

Contra essas "entidades", a carta aos Efésios convida o cristão a "vestir a armadura de Deus", para se sair bem no combate.

Obviamente, nesse contexto, Principados e Potestades são forças más, que combatem o plano de Deus.

Outro texto de Paulo, em Romanos 8,39, Principados e Potestades também são mencionados. Em Colossenses 2,15 novamente fala deles como se fossem anjos maus, privados de suas forças

Em um contexto mais amplo, as escrituras falam de categorias de anjos (coros). Dionísio, nos seus estudos, fala de 9 categorias. Essa mesma reflexão são acolhidas por Gregório Magno, Tomás de Aquino e até mesmo pelo Concílio Lateranense.

O certo é que se tratam de anjos, de figuras que vão além da nossa percepção, que representam um mistério para nós. Entre eles há aqueles que fazem parte da corte celeste e aqueles que se rebelam contra a vontade divina.

3577 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook