Uma janela sobre o mundo bíblico

Descoberta sinagoga antiga em Turquia



Luiz da Rosa

Leia mais sobre Arqueologia |


Durante as escavações na cidade de Demre, na província de Antalya, foi descoberta uma antiga sinagoga, cuja ruínas são antigas ao menos 1500 anos. A equipe que realiza tais escavações é da Universidade de Akdeniz e a descoberta foi feita em setembro.

O templo judaico se encontra sobre uma colina, com o porto de Andriake diante de si. As dimensões da sala principal são de 7,25m x 5,08m.

Os arqueólogos pensam que, vista a presença do porto, os judeus que ali residiam provavelmente eram comerciantes. Dizem que provavelmente a sinagoga foi construída depois de promulgada a lei de 212 depois de Cristo que dava direito aos judeus de se tornarem cidadãos romanos.

Entre as descobertas realizadas, é muito importante um pedaço de mármore que mostra uma menorah com um chifre de um lado e com uma palmeira e um pé de limão do outro. Encontraram também inscrições, que ainda não foram totalmente decifradas, mas foram reconhecidas as palavras “Israel” e “Amen”, junto com os nomes dos dedicadores do templo: Prokles e Romanus.

Na região, outras ruínas de sinagogas, construídas a partir de 220 antes de Cristo, já tinham sido encontradas em Sardi, Mileto, Priene e Focea.

1682 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook