Uma janela sobre o mundo bíblico

Na época que Jesus estava na terra a dracma era a moeda mais valiosa?



  • Pergunta de Thiago Martins, Santa Cruz do Capibaribe - PE
  • 2170
  • 27/01/2018
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Dracma |


 Olá Thiago Martins de Santa Cruz do Capibaribe - PE!

Pelo texto do Novo Testamento, na Palestina do tempo de Jesus encontramos várias moedas que circulavam e eram utilizadas pela população

A dracma grega é utilizada no comercio: a moeda mais valiosa.

A influência no helenismo na palestina continuou, mesmo depois da conquista de Jerusalém pelo general Romano Pompeu no ano de 63 a.C.

A dracma por ser utilizada no comércio era a moeda mais utilizada e valorizada. Encontramos no Novo Testamento vários textos que falam da dracma. Lembro o episódio da “dracma perdida” em Lucas 15,8.

No Novo Testamento encontramos nomes de moedas usadas na Palestina no tempo de Jesus de vários países. A Palestina tinha sido conquistada pelos Romanos, que utilizavam as moedas do Império Romano na cobrança dos impostos. Mas as transações comerciais que utilizavam a língua grega, devido a chamada helenização, que persistiu por algum tempo mesmo com a presença dos romanos, se utilizava as moedas gregas. Mas existiam moedas de uso diário do judaísmo, chamado siclo utilizado para pagar o dízimo e as taxas do templo (conf. Mateus 17,24 o caso da didracma do Templo) Assim em forma resumida coloco o elenco de moedas que circulavam na Palestina na época de Jesus.

1 - O siclo Judeu: seria para pagar o dízimo e as taxas do templo de Jerusalém. Era usada está moeda porque os romanos conquistadores cunhavam suas moedas com a esfinge do Imperador, considerado deus.

2 – O Denário Romano: servia para pagar os impostos oficiais ao Romanos. Estes impostos eram cobrados por coletores de Impostos chamados publicanos.

3 – Dracma Grega: A mais valiosa. Servia para as transações comerciais. O grego era a língua falada para se realizar os negócios e o comércio com os estrangeiros. Por este tipo de uso se torna a moeda mais importante.

4 – Mina Fenícia; utilizada nas transações comerciais com o pais litorâneo ao norte de Israel a Fenícia.

Consulta:

A.C.O e C.P.O, Jesus sua terra, seu povo, sua proposta, 4 volume, Rio de janeiro, 1990, pág.11.

2170 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook