Uma janela sobre o mundo bíblico

João Batista era apóstolo ou era discípulo?



  • Pergunta de Maria de Fátima de Mendonça Silva, Mossoró
  • 7649
  • 30/01/2018
Luiz da Rosa

Leia mais sobre João Batista | Discípulo | Apóstolos


Na Bíblia temos dois joãos: João Batista, filho de Isabel e Zacarias, que nasceu alguns meses antes de Jesus, como conta o primeiro capítulo de Lucas e João evangelista.

O primeiro João, dito batista por que batizava, não foi apóstolo de Jesus. Foi ele que, no Jordão, batizou a Jesus, indicando-o como o Messias anunciado pelos profetas do Antigo Testamento. Morreu durante o ministério de Jesus, assassinado por Herodes Antipas, na fortaleza de Maqueronte.

João evangelista, ao invés, foi apóstolo de Jesus, isto é, um dos 12 escolhidos por Cristo. Provavelmente era bastante jovem quando começou a seguir Jesus. É provável que foi ele o autor do quarto evangelho, dito Evangelho de João, e também do último livro da Bíblia, o Apocalipse.

 

Melhor usar discípulo ou apóstolo?

Os 12 escolhidos por Cristo normalmente são chamados de Apóstolos, palavra grega que significa "mandado em missão". Do meu ponto de vista é coisa aconselhável conservar esse termo para os 12 personagens históricos que estiveram ao lado da missão terrena de Jesus.

Discípulos, ao invés, é um vocábulo que pode ser usado para todos nós, que seguimos a Cristo. Somos discípulos porque procuramos aprender do Mestre, que é Jesus.

7649 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook