Uma janela sobre o mundo bíblico

Eva nasceu da costela de Adão. Eva nasceu do corpo carnal de Adão. É possível afirmar que Eva é filha de Adão?



  • Pergunta de Cláudio Ribeiro Melo, Parnaíba
  • 1421
  • 01/03/2018
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Criação | Gênesis |


Infelizmente preciso dizer que essa interpretação que você propõe não é conforme o texto bíblico, com a intenção do autor, que ao descrever a mulher como criada "do lado" do homem quer simplesmente mostrar que ela é para ele "uma auxiliar que lhe corresponda".

 

Lendo Gênesis 2

Enquanto Gênesis 1, a primeira narração da criação, fala do ser humano criado dentro dos 7 dias, englobando todo o universo como em uma grande liturgia, Gênesis 2, a segunda história da criação começa logo com a criação do ser humano (adam), que por isso resulta o centro desse capítulo. Esse capítulo mostra o ser humano dentro de três perspectiva:

1. o ser humano e Deus

A criatura divina é caracterizada pela "neshama", uma característica que na Bíblia é dita somente de Deus e do ser humano. Embora seja traduzido muitas vezes como "hálito de vida" ou "espírito", é algo que penetra todo o ser humano, que perscrutra todos os espaços das suas entranhas, como diz Provérbios 20,27, onde é usado o mesmo termo:

lâmpado do Senhor é a neshama do ser humano. Ela perscruta todas as partes internas do seu ventre.

2. O ser humano e a sua relação com o criado

Tendo Deus criado o ser humano, o coloca no Jardim de Éden, que chamamos de paraíso. Tem a missão de "cultivar" (avad) e o "guardar" (shamar). Os dois verbos, em hebraico, são os mesmos usados para "servir a Deus" e "observar os mandamentos". Portanto, o ser humano é colocado no mundo onde precisa se relacionar com o outro, trabalhar seguindo uma vida em conformidade com a vontade de Deus.

3. A relação com o outro

Há uma tensão que perpessa todo o capítulo e que culminará na criação da mulher: o homem não encontra "uma auxiliar que lhe corresponda" (v. 20). Isso faz eco al versículo 18, quando Deus diz: "Não é bom que o homem esteja só". É nesse contexto que a mulher é criada, como "uma auxiliar que lhe corresponda".

Essa tradução não é perfeita. Em hebraico se diz "uma ajuda kenegdo". A palavra "kenegdo" significa "que está diante". Poderíamos dizer uma ajuda que seja "olhos nos olhos". 

Essa perspectiva que deriva dessa leitura muito bem feita nos dá a chave de leitura para a criação da mulher. É por isso que ela é criada "do lado" do homem, nem dos pés e nem da cabeça, mas da mesma altura, da mesma posição.

A prova da criação da mulher como uma plenitude fica evidente na frase: "eles serão uma só carne".

 

Eva não é mencionada na criação

Somos acostumados a ler Gênesis 2 colocando como personagens Adão e Eva. Na verdade Eva não é aparece senão em Gênesis 3,20, depois do pecado. Trata-se de um nome que Adão dá à sua companheira, consequência do pecado. Os dois personagens criados em Gênesis 2 são "ish" e "isha": o ser humano (adam) se desdobra em masculino e feminino.

1421 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook