Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual a distância entre Bete Arabá, local do batismo de Jesus, até o deserto onde foi tentado?



  • Pergunta de LuizAantonio Martins, Piracicaba
  • 1031
  • 02/03/2018
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Batismo | Rio Jordão | Betânia


O local que você menciona, em hebraico se diz Bêth-ha‘arabah, significa “casa do deserto” e aparece várias vezes na história da conquista da Terra Prometida pelo povo hebreu (veja Josué 15,6). Não temos certeza da posição geográfica desse local.

O batismo de Jesus realizado por João Batista aconteceu no Jordão (Mateus 3,14; Marcos 1,9). O único a mencionar um local do batismo é o Evangelho de João, em 1,28:

Isso se passava em Bethabara, do outro lado do Jordão, onde João batizava.

Há muito tempo esse local é identificado com Tell al Kharrar, a cerca de 2 quilômetros da área onde o Rio Jordão termina no Mar Morto. Esse local aparece inclusive no famoso mosaico de Madaba, conhecido como "mapa da Terra Santa". Às vezes esse local é também conhecido como "Betânia", dmas que não deve ser confundida com a cidadezinha de Lázaro, que fica às portas de Jerusalém.

Há alguns anos Israel abriu um centro turístico, coisa que existia há mais tempo do lado da Jordânia. Até alguns anos atrás, na parte de Israel era uma área militar e não era possível visitar o local, exceto uma vez por ano.

O local fica a poucos quilômetros de Jericó, onde a tradição coloca o local da tentação de Jesus. Próximo dessa cidade se encontra a colina dita "da tentação". Tendo feito várias vezes esse percurso de carro, acredito que a distância entre os dois locais seja de cerca de 10 quilômetros.

1031 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook