Uma janela sobre o mundo bíblico

Para quem Tiago escreveu e qual era o objetivo da epístola?



  • Pergunta de Vanderlei de Grecci, Campinas - SP
  • 1184
  • 17/05/2018
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Tiago |


 Olá Vanderlei de Grecci de!

A carta de Tiago pode se chamar de carta Geral.

A carta de Tiago escrita pelo próprio apóstoloTiago encontrada no Novo Testamento, faz parte do conjuntodas cartas chamadas Gerais. Portanto Tiago não escreve para uma Igreja, comunidade determinada, mas em especial escreve para as chamadas “12 tribos da diáspora”. São as comunidades cristãs, de origem judaica, e encontram-se espalhadas em todo o território do Império Romano. Entendesse por “12 tribos”, o novo Israel, ou o novo povo de Deus que tem inicio com os 12 apóstolos de Jesus.

 Qual o objetivo da carta?

É apresentar o testemunho de um grupo significativo que abraça a fé cristã vindo do judaísmo. Este grupo procura viver os ensinamentos de Jesus Cristo estando estreitamente ligado a igreja de Jerusalém.

Tiago procura ir ao encontro dos novos membros, convertidos do judaísmo, que eram ricos proprietários e comerciantes, que queriam manter os comportamentos passados e que prejudicavam a vivência evangélica anunciada por Jesus.

Tenta atingir outros abusos da comunidade, como a tentação de serem mestres porque vieram do judaísmo.

Do início ao final da carta Tiago tem como objetivo insistir na paciência, já que se passaram décadas da morte de Jesus. O tempo continua e deve ser vivido segundo o evangelho que Jesus deixou. Tiago apela para a pratica da misericordia, devido ao cansaço que a comunidade começa sentir, da vinda iminete do final dos tempos.

1184 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook