Uma janela sobre o mundo bíblico

A advertência em Apocalipse 22,18-19 se aplica a toda a Bíblia ou apenas ao livro do Apocalipse?



  • Pergunta de David Neves , Caxias do Sul - RS
  • 893
  • 25/06/2018
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Apocalipse |


Olá David Neves de Caxias do Sul!

Correto seu pensamento, a advertência escrita por João é aplicada ao livro do Apocalipse. O apóstolo João faz uma dura advertência àqueles que querem copiar os textos desta profecia. Neste trabalho empenhativo João alerta que o façam com grande cuidado e escrúpulo. Faz recomendações para não acrescentar ou diminuir, abstraindo palavras com significado importante ou que ajudam na compreensão do verdadeiro ensino do apocalipse. Sabemos que a curiosidade humana com facilidade obscurece o texto a seu favor ou deixa margem para outras interpretações.

Este tipo de advertência é um esquema literário que encontram os também em outros livros da Bíblia, que alertam para a proteção do texto escrito: Assim encontramos em Deuteronômio 4,2; 13,1; Provérbios 30,6 etc. Este tipo de advertência procura preservar o texto sagrado contra qualquer erro e falsificação.

Por exemplo no livro de Deuteronômio 4,2:

“Nada acrescentareis ao que eu vos ordeno, e nada tirareis também: observareis os mandamentos de Iahweh vosso Deus tais como vos prescrevo.” (Deuteronômio 4,2) Bíblia de Jerusalém.

893 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook