Uma janela sobre o mundo bíblico

Todos os dias de .... foram setecentos e setenta e sete anos. Por que a Bíblia se refere a esse personagem?



  • Pergunta de David dos Santos Sena, Itabuna - BA
  • 215
  • 04/07/2018
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Idade |


Olá David dos Santos Sena de Itabuna - BA

Vejo sua pergunta como aquelas pertencentes a gincanas Bíblicas ou Escolas dominicais, que desafiam os jovens a procurarem o nome de personagens ou termos no texto Bíblico. Assim entendi sua pergunta, como um desafio a pessoa que vai responder, para que procure a resposta no texto bíblico.

Deixando de lado este aspecto, procurei no livro do Gênese a resposta, e encontrei o nome do personagem pedido no texto como Lamec: (Gênesis 5,31)

“Todos os dias de Lamec foram setecentos e setenta e sete anos”. (Gênesis 5,31) ,( Um verdadeiro setenário.) Por que aparece o personagem Lamec nesta genealogia?

O capítulo 5 do Gênesis apresenta a genealogia dos filhos de Set, a narrativa segue a tradição sacerdotal que aparece no Gênesis preenchendo um intervalo tempo entre a criação e o dilúvio. Neste capítulo 5 de Gênesis se destaca antigas tradições. Os números que são colocados diferem daqueles que o Pentateuco Samaritano apresenta. No início a longevidade era maior passando a diminuir com o tempo, isto é a idade dos patriarcas eram menores. Uma faixa de 200 a 600 anos é dada aos patriarcas Noé e Abraão e de 100 a 200 anos nos períodos dos patriarcas hebreus. O número dos anos foram diminuindo em proporção que o mal sobre a terra aumentava. Ter uma idade avançada é considerada uma benção de Deus

Nesta genealogia do capítulo 5 de Gênesis aparece o personagem Lamec, considerado filho de Matusalém e pai de Noé. Estes nomes também aparecem na genealogia de Jesus apresentada por Lucas, 5,36:

“Filho de Cainã, filho de Arfaxad, filho de Sem, filho de Noé, filho de Lamec, 37filho de Matusalém, filho de Henoc, filho de Jared, filho de Malaleel, filho de Cainã”. (Lucas 3,36-37) Bíblia de Jerusalém.

Nesta genealogia o nome Lamec aparece como filho de Matusalém, e foi o primeiro da história bíblica a tomar duas mulheres (Ada e Sela) (confira em Gênesis 4,19)

Lamec foi ainda destacado em um cântico Gênesis 37,23-24 chamado cântico selvagem que dava glórias a Lamec um herói surgido no deserto, e no livro do Gênesis colocado como testemunha da violência crescente entre os filhos de Caim.

215 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook