Uma janela sobre o mundo bíblico

O que significa mulher estrangeira, com exemplo nos dias de hoje. Onde encontro a passagem que diz afasta se de mim satanás?



  • Pergunta de Thiago Nartis Almeida, São Paulo - SP
  • 1236
  • 02/08/2018
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Jesus e os discípulos |


Olá Thiago Nartis Almeida de São Paulo!

O melhor caminho para entendermos o significado de mulher estrangeira, é a partir da cultura judaica. A final foi neste ambiente cultural que jesus viveu e anuncio sua proposta nova de vida em Deus.

No judaísmo mulher estrangeira, e toda mulher que não pertence ao povo de Deus. O judaísmo dá grande importância a mulher no sentido de que todo o judeu deve ter mãe judia. Caso contrário não é Judeu.

Com este princípio, toda mulher que não pertence a raça judaica, é estrangeira, e é mal vista pelos judeus. Nem o casamento entre um judeu e mulher estrangeira é recomendado.

Jesus sofreu consequência desta forma de pensar: Ele sendo Galileu, viveu no território ao norte de Israel, lugar de fronteira, possibilitava casamentos de judeus com mulheres estrangeiras, por este motivo os fariseus criticavam a Jesus: “poderá vir algo de bom da Galiléia”. Por este motivo o desprezo dos judeus de Jerusalém a Jesus. Como o Messias poderá vir da Galiléia terra onde existem muitos casamentos de judeus com estrangeiros.

Os Judeus acreditavam que os milagres não poderiam acontecer a estrangeiros. Lembro a cura da mulher cananeia. Jesus mostra um novo modo de relacionamento. Não existe distinção entre, judeu ou grego, homem e mulher, livre e escravo, pobre ou rico, todos são filhos de Deus.

 

Hoje que são as mulheres estrangeiras?

Para o judaísmo: mulher estrangeira, é uma mulher que não é judia. Segue a compreensão do tempo de Jesus.

Para o cristianismo: Todos são filhos de Deus, o que vale é a fé. Pode ser homem, mulher, estrangeiro ou não etc. Para Deus não existem estrangeiros: Sejam homens ou mulheres.

Nos dicionários de língua portuguesa: Mulher estrangeira é a uma mulher de uma outra nação que vive em um determinado país. Neste novo país ela é estrangeira.

 

Respondendo a segunda pergunta:

Na segunda pergunta respondo com a passagem que Jesus anuncia sua Paixão e Pedro se manifesta contrário.

“Pedro responde isto jamais acontecerá! Ele, porém voltando-se para Pedro disse: Arreda-te de mim, Satanás! Tu me serves de pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas as dos homens”. (Mateus 16, 24-25) Bíblia de Jerusalém.

1236 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook