Uma janela sobre o mundo bíblico

Onde estava o povo de Israel quando foi escrito o Livro de Lamentações?



  • Pergunta de Yuri Santos, Rio de Janeiro
  • 488
  • 23/10/2018
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Lamentações | História de Israel |


O povo de Israel, quando Lamentações foi escrito, estava no Exílio na Babilônia, logo após a destruição de Jerusalém em 587 antes de Cristo.

Esse livro é normalmente atribuído a Jeremias, tanto que, em nossas bíblias cristãs, vem logo depois do livro desse profeta - na Bíblia Hebraica ele é inserido dentro dos "hagiógrafos", sendo um dos 5 livros lidos nas festas - Megillot, sendo recitado no grande jejum comemorativo da destruição do Templo. Na liturgia católica, é lido durante a Quaresma.

A atribuição desses 5 capítulos a Jeremias é muito antiga e se baseia em 2Crônicas 35,25 ("Jeremias compôs uma lamentação sobre Josias, que todos os cantores recitam ainda hoje ... E esses cantos se acham em Lamentações"). Efetivamente o conteúdo dos poemas se enquadram bem com a época de Jeremais.

É provável que o contexto em que foram compostos esses versos é a Palestina, depois que o povo perdeu Jerusalém e a maioria foi levada para o Exílio, na Babilônia. Portanto, teriam sido compostos logo depois de 587, e descrevem o luto da cidade e de seus habitantes. 

 

O autor

Os exegetas dizem que esse livro não é de Jeremias e as razões se encontram no seu conteúdo. Graças aos oráculos que se encontram no livro do profeta, não pode ser que Jeremias tenha dito que a inspiração profética se havia esgotado (2,9), nem poderia louvar a Sedecias (4,20) e tão pouco ter confiança no socorro do Egito (4,17). E também não é típico de Jeremias o estilo erudito desses poemas, que têm uma ordem conforme o alfabeto.

488 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook