Uma janela sobre o mundo bíblico

José, filho de Jacó, é o mesmo José do Egito? Como se explica ser Jesus filho de carpinteiro e não do grande administrador do Faraó?



  • Pergunta de Antonio, Cataguases MG
  • 2237
  • 18/12/2018
Luiz da Rosa

Leia mais sobre José do Egito | José esposo de Maria |


A Bíblia conta uma história que dura mais de 1.000 anos. E nessa história, algumas vezes, os nomes dos personagens se repetem. Esse é o caso de José do Egito (filho de Jacó) e José pai de Jesus. Estamos falando, portanto, de dois personagens diferentes.

 

José do Egito

A história desse importante patriarca do povo hebreu, filho de Jacó, é contada a partir de Gênesis 37 até o capítulo 48. É uma história muito interessante de se ler e bem conhecida: invejado pelos irmãos, José é vendido para uma caravana que ía para o Egito. Lá se torna importante, colaborador do Faraó, e no final ajuda a própria família, que de Israel vai para o Egito em busca de comida. É assim que os hebreus chegam no Egito. Em seguida os hebreus perderão os privilégios que tinham graças a José e se tornam escravos, até a libertação promovida por Moisés.

 

José esposo de Maria

Sabemos bem pouco do "pai putativo" de Jesus, que viveu há cerca de 1.200 anos depois de José do Egito. Lucas diz que Maria era "desposada com um varão chamado José, da casa de Davi" (1,27). Mateus o chama de "justo" (1,18). Sempre segundo Mateus (1,20-21), um anjo anunciou para ele o concebimento milagroso do menino Jesus, quando ele pensava em repudiar a Maria de maneira discreta:

«José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados.»

Depois dos fatos da infância de Cristo e do momento em que Jesus se perdeu no Templo, quando tinha 12 anos, nada mais é dito do esposo de Maria.

2237 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook