Uma janela sobre o mundo bíblico

Quando Jesus se reconheceu ser o Cristo?



  • Pergunta de Carlos Araújo, Salvador - BA
  • 1003
  • 19/12/2018
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Cristo |


 Olá Carlos Araujo de Salvador - BA!

A pergunta é desafiadora, pois a resposta abrange tanto textos do Antigo Testamento e textos do Novo Testamento. Na verdade rastrei o Novo Testamento para encontrar o texto que em forma clara mostra-se o próprio Jesus anunciando-se ser o Cristo esperado. O ungido, o Messias anunciado no Antigo Testamento.

Encontramos sim, muitos textos de Jesus que fala de sua messianidade, mas sempre deixando uma grande abertura para que as pessoas, seus ouvintes pudessem abrir suas mentes e enxergarem que ele, Jesus de Nazaré, seria o Messias. Reconhecem em sua pregação em seus milagres, que êle é o Cristo esperado. Jesus deixa sempre a possibilidade da descoberta, da aceitação, do reconhecimento, da mudança de vida para uma decisão pessoal. Não quer forçar a ninguém mas mostra os fatos que o apontam como Messias.

Um texto significativo e que poderá servir de resposta é o Evangelho de Lucas no clássico texto de Lucas 4,18-22.

Jesus utiliza do texto de Isaías para abrir a mente dos judeus seus ouvintes na sinagoga de Nazaré em dia de sábado, a reconhecerem nele o Messias. Aqui está a chave da questão. De nada vale Jesus mesmo se dizer o Messias se aquele que escuta seu ensinamento, não abrir seu coração e aceitá-lo como seu salvador, seu Messias. Vejamos o texto de Lucas 4,18-22:

“Foi lhe entregue o livro do profeta Isaías: abrindo-o, encontrou o lugar onde está escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar a remissão aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor. Enrolou o livro, entregou-o ao servente e sentou-se. (Lucas 4,18-22) Bíblia de Jerusalém.

O final todos sabemos pegaram a Jesus o levaram até um precipício nos arredores de Nazaré e queriam joga-lo abaixo, Jesus passou pelo meio deles e seguiu o seu caminho.

1003 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook