Uma janela sobre o mundo bíblico

Será verdade que os panos que envolveram o menino Jesus eram destinados para atar um cadáver? A manjedoura era também algo comparado a um caixão nos dias de hoje?



  • Pergunta de Eliseu da Trindade, Eldorado - RS
  • 793
  • 30/12/2018
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Jesus | Natal |


Olá Eliseu da Trindade de Eldorado - RS!

Sua pergunta nos deixou sem palavras e perguntei-me como podemos ter está imaginação. Mas como a pergunta inicia com “será verdade” deixo alguns apontamentos que poderão ajudar-te na resposta.

O sistema judaico do puro e do impuro é muito rígido, qualquer deslize neste sentido tornava a pessoa impura e deveria ir ao templo se purificar com um sacrifício.

Tocar em um cadáver, tornava a pessoa impura, mexer com roupas que enrolaram caldáveis ou vão enrolar, deixava a pessoa impura. As zonas dos cemitérios  jamais ficavam junto as residências, pois eram impuras. Assim é praticamente inconcebível que o corpo de Jesus recém nascido fosse enrolado em faixas de linho que serviam para enrolar cadáveres. E jamais uma manjedoura de um estábulo seria um caixão, para colocar Jesus. Sabemos também que os judeus não usavam caixões e os cadáveres eram enrolados em toalhas de linho e colocados na terra.

Assim sua pergunta pertence ao mundo das curiosidades, e nada tem a ver com o texto bíblico do nascimento de Jesus. Sabemos que as pessoas podem imaginar o que quiserem mas nem sempre tudo é verdade. Leia Lucas 2, que fala do nascimento de Jesus e sua compreensão vai melhorar. Bom estudo.

793 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook