Uma janela sobre o mundo bíblico

Oque aconteceu com Pilatos depois da ascensão de Jesus ao céu?



  • Pergunta de Carlos Augusto, Campo Grande/MS
  • 783
  • 12/01/2019
Odalberto Domingos Casonatto

O que aconteceu com Pilatos depois da Ascenção de Jesus ao céu?

Olá Carlos Augusto de Campo Grande MS!

A pergunta se refere a atividades de Pilatos depois da Ascenção de Jesus. Se buscarmos informações nos  evangelhos encontramos que uma das última  vez que os evangelhos o citam em atividade é quando lava as mãos, num sentido que não estava se envolvendo na condenação de Jesus. Encontramos mais três vezes citado no Novo Testamento mas todas as três vezes é para justificar, que embora Pilatos considerava Jesus como inocente os judeus estavam e exigiam dele a condenação de jesus. (conforme Atos dos Apóstolos 3,13; 13,28; 1 carta de  Timóteo 6,13).

Assim, o que aconteceu com Pilatos depois da Ascenção, se utilizarmos a Bíblia para confirmar como verdadeiro, nada encontramos. Passa ser um espaço em branco.

Complementando.

A literatura paralela nos ajuda a ver o término da trajetória de Pilatos. Ele morre no ano de 38 d.C. na Gália. Sem mais poderes que o império Romano o outorgasse.

O historiador Flavo Josefo, fala que ele causou grande tumulto em Jerusalém da parte dos Judeus entrando na cidade com os soldados portando escudos com a efigie do Imperador.

Outro fato foi de usar o tesouro do templo para financiar um aqueduto.

O historiador cristão Eusébio de Cesarea, em sua História Eclesiastica  escreve que  Pilatos é repreendido pelo Imperdaor Romano Calígula e desesperado cometeusuicídio por volta do ano  37 d.C. 

Livros apócrifos como “Atos de Pilatos”, narram que as atrocidades de Pilatos foram amainadas e a condenação de Jesus recai para o povo Judeu.

783 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook