Uma janela sobre o mundo bíblico

É verdade que Jesus viveu cerca de um século antes do tempo que a história eclesiástica definiu como o tempo da sua vida e seu ministério?



  • Pergunta de Roberto, Porto
  • 803
  • 19/01/2019
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Jesus | Calendário | Natal


Não, não é verdade. Jesus nasceu mais ou menos no ano que foi definido pelas convenções que seguiram, depois da implementação do cristianismo. É verdade que existe um erro, mas ele é apenas de cerca de 5 anos. A constatação desse erro justifica eventuais especulações sobre o período em que Deus se encarnou, mas não autoriza a falar de "cerca de um século".

As pesquisas dizem que provavelmente Jesus teria nascido por volta do ano 5 "antes de Cristo", isto é, teria nascido 5 anos antes da data fixada pelos cálculos feitos e que foram incorporados no Calendário Gregoriano, em vigor a partir do ano 1582, usado pela maior parte da humanidade, que tomou o lugar do calendário Juliano, em vigor até então.

Quem calculou a data do nascimento de Jesus foi o monge Dionísio, o pequeno, no sexto século.

O erro da datação proposta por esse monge foi descoberto graças à notícias sobre Herodes, do qual falam os evangelhos. Mateus e Lucas contam que quando Jesus nasceu era ele quem governava a Judeia, região onde se encontra Jerusalém e Belém, em nome dos Romanos. Hoje, graças a informações extra-bíblicas, não conhecidas pelo monge Dionísio, sabemos que ele governou essa região do ano 37 antes de Cristo até o ano 4 antes de Cristo, quando morreu. É claro que se os Evangelhos falam dele, estava ainda vivio quando Jesus nasceu. Mateus 2,19 diz que quando esse rei morreu, Jesus era "menino" e os pais puderam voltar do Egito, para onde tinham fugido com medo da sua perseguição.

Com esses dados, que são certos, podemos hipotisar que Jesus teria nascido um ou dois anos antes da morte de Herodes, isto é, nos anos 6 - 5 antes de Cristo.

803 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook