Uma janela sobre o mundo bíblico

No cativeiro de 70 anos, Judá perdeu tudo. Como os profetas recuperaram e conseguiram reunir as crônicas dos reis de Israel e de Judá?



  • Pergunta de GILBERTO AMARAL, RJ
  • 690
  • 30/01/2019
Luiz da Rosa

Leia mais sobre História de Israel | Historiografía deuteronomista | Formação da Bíblia


Primeiro de tudo, não sabemos bem quem escreveu os livros históricos, com a história de Israel. Existe uma tendência a colocar a corrente dita “deuteronomística”, que seria a responsável por boa parte do texto bíblico sobre a história de Israel, na volta do exílio. Mas isso não basta para dizer que a história de Israel foi escrita só quando os judeus voltaram do exílio na Babilônia.

Primeiro de tudo precisamos ter em mente que os judeus contavam, de geração em geração, as histórias que viviam. A tradição oral é algo muito particular desse povo. Além disso, é claro, haviam textos escritos, que eram muito bem guardados pelo povo. Tradição oral e material escrito, principalmente crônicas dos palácios, ajudaram os “editores” da história de Israel a elaborar aquilo que hoje encontramos na Bíblia.

Os judeus exilados não perderam a fé e muito menos a recordação histórica. Como mostram alguns livros – veja Ester – a fé do povo era viva também durante o exílio e isso fez com que chegassem até nós a narração da vida do povo de Israel, escolhido por Deus para manifestar a sua graça à toda humanidade.

690 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook