Uma janela sobre o mundo bíblico

Que relação existe entre os apóstolos Judas e Tadeu?



  • Pergunta de Antonio de Almeida, Antonio Carlos, SC
  • 941
  • 24/02/2019
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Tadeu | Judas | Apóstolos


Judas e Tadeu são dois personagens diferentes, ambos apóstolos de Cristo. Mas há um dos apóstolos a quem se dá tradicionalmente o nome de Judas Tadeu, embora não seja assim apresentado nos evangelhos. Esse nome composto nasce por que um dos 12 apóstolos recebe dois nomes diferentes (Judas filho de Tiago e Tadeu) e isso pode causar alguma confusão.

Segundo uma lista (Lucas), temos entre os 12, dois Judas: Judas Iscariotes (aquele que traiu Jesus) e Judas filho de Tiago. Outra lista (Marcos), ao invés, traz apenas um Judas, aquele que se torna o traidor, e acrescenta Tadeu. Resulta que Judas filho de Tiago seja o mesmo que Tadeu. Para deixar mais claro, aqui abaixo estão as duas listas dos 12 apóstolos encontradas nos evangelhos:

Marcos 3,16-19:

Constituiu assim os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer «filhos do trovão»; André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão o cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

Lucas 6,13-15:

Escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14 Simão, a quem também deu o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16 Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.

 

Quem era Tadeu ou Judas filho de Tiago?

Não se sabe muito dele. A ele é atribuída a Carta de Judas, um dos livros do Novo Testamento. Uma certa linha da tradição diz que era irmão de Tiago Menor, filho de Maria de Cleófas e de Alfeu. Mas o fato que se diga dele “de Tiago” provavelmente significa mais exatamente que seu pai era um certo Tiago, sem relação com o Tiago apóstolo.

Na famosa “História Eclesiástica” de Eusébio de Cesareia é dito que Judas Tadeu era casado e que fora o esposo das Bodas de Caná, onde o seu futuro mestre realizou o primeiro milagre.

Não se conhece nada sobre a sua morte. Enquanto uma tradição diz que teria morrido naturalmente, outra diz que sofreu o martírio na região de Beirute ou na Fenícia, onde teria morrido junto com o Zelota Simão, outro apóstolo. A tradição diz que morreu sendo ferido com um machado, razão pela qual aparece desenhado com um machado na mão.

941 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook