Uma janela sobre o mundo bíblico

O que era Ziz, citado em 2 Crônicas 20,16?



  • Pergunta de Jean Rodrigues, Belford Roxo - RJ
  • 1758
  • 27/02/2019
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Israel |


 Olá Jean Rodrigues de Belford Roxo - RJ!

Para facilitar a resposta à sua pergunta, vejamos como se apresenta o texto bíblico de Crônicas 20,16:

“Descei amanhã contra eles: subirão pela encosta de SIS (ou ZIZ ou em hebraico Assis) e vós os encontrareis na extremidade do vale, perto do deserto de Jeruel.” ( 2 Crônicas 20,16) Bíblia de Jerusalém.

De fato para entender o texto é importante ter uma noção geográfica desta região que o texto fala. Os Israelitas e o Rei Josafá estão localizado na região da cidade de Técua, cidade localizada a 6 Km de Bethlem no deserto de Judá e neste local chamado de deserto de Técua. Ela se encontra nas montanhas da Judéia, portanto uma cidade alta. Os amonitas e moabitas, estavam na região de En - Gedi, as margens do Mar Morto, - 390 metros do nível do mar. Este trecho localizado entre a cidade de Técua e a de En – Gedi, caraterizado por um vale e em seguida uma subida pela encosta do ZIZ (ou Sis), é a que se refere o texto.

Em poucas palavras. ZIZ (ou SIS) = uma encosta, íngreme entre as cidades de Técua e Em Gedi, iniciado com um vale, depois uma subida íngreme desértica. De modo amplo estaria  no deserto de Judá.

Do material, pesquisado, Enciclopédias, Mapas geográficos, comentários, um deles mostra por escrito a localização da encosta do ZIZ (ou SIS), citado abaixo.

Consulta:

PACOMIO, L., VANETTI P.,Pequeno Atlas Bíblico, editora santuário, (A palestina no tempo da Conquista e da Monarquia), Aparecida, SP, 9 edição, 2000, pág.20

1758 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook