Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem é o João que foi decapitado e qual o João que batizou Jesus?



  • Pergunta de Leonaria, Carnaúba
  • 1332
  • 03/04/2019
Luiz da Rosa

Leia mais sobre João Batista |


O João que foi decapitado é o mesmo que batizou Jesus. Ele, porque costumava batizar as pessoas no Rio Jordão, é dito "Batista". Portanto foi João Batista que foi decapitado e que batizou a Cristo.

O outro João famoso na Bíblia é o apóstolo, também autor do Evangelho e possivelmente do Apocalipse.

 

João Batista

Filho de Zacarias e Isabel, parente de Jesus, é tido como o personagem que faz a ligaçao entre os dois testamentos, o profeta que anuncia a chegada eminente do Messias, prometido pelos outros profetas do Antigo Testeamento.

Quando o Batista nasceu, como dizem os evangelhos da infância de Cristo (Mateus e Lucas - veja especialmente Lucas 1), a mãe de Jesus foi ajudar Isabel e nessa ocasião, mesmo no ventre da mãe, João Batista já indicou que Jesus era o Messias:

39 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judéia. 40 Entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito exclamou: «Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? 44 Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu.»

Sobre o batismo de Jesus pelo Batista, veja Mateus 3,13-17, Marcos1,9-11 ou ainda Lucas 3,21-22.

Em relação à morte, a história é contada por Mateus 14. Foi decapitado numa fortaleza que fica na atual Jordânia, em Maqueronte. A razão de sua morte teria sido o fato que ele condenou o comportamento de Herodes Antipa, que convivia com a cunhada Herodíades, que era viúva do seu irmão Felipe. Por causa disso, o rei o colocou na prisão e depois, para satisfazer o pedido da filha de Herodíades, Salomé, que depois de ter dançado em um banquete pediu isso ao rei, Herodes mandou decapitar João Batista.

1332 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook