Uma janela sobre o mundo bíblico

Judas Escariotes, foi escolhido como os outros Apóstolos ou apenas começou a frequentar o grupo de Jesus e acabou ficando fazendo parte, com acontece hoje na igreja as pessoas começam a frequentar e gostando acabam fazendo parte da comunidade da paróquia. Judas sempre foi ladrão? o que diz a tradição.



  • Pergunta de Carlos Alberto dos Santos, Araraquara - SP
  • 1093
  • 26/04/2019
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Judas |


Olá Carlos Alberto dos Santos de Araraquara - SP!

Por aquilo que os evangelhos nos transmitem os 12 apóstolos de Jesus foram escolhidos e chamados por Jesus. Deste grupo dos 12 encontramos as mais diferentes personalidades. Jesus mesmo quando quer mostrar algo de muito importante sempre tinha três apóstolos de sua preferência: Pedro, Tiago e João.

A escolha de Judas Iscariotes por Jesus.

O nome de Judas Iscariotes aparece nos 4 evangelhos, Mateus, Marcos Lucas e João e também no começo de Atos dos Apóstolos. No Evangelho de Marcos é claramente incluído no grupo dos 12, sendo indicado como "aquele que o traiu" (Marcos 3,19) vejamos o texto:

“e Judas Iscariotes, aquele que o traiu” (Marcos 3,19) Bíblia de Jerusalém

Em João o apóstolo Judas é definido como um diabo (João 6,70-71):

“70Respondeu-lhes Jesus: «Não vos escolhi, eu aos Doze? No entanto, um de vós é um demônio.» 71 Falava de Judas, filho de Simão Iscariotes. Este, um dos Doze, o haveria de entregar. (João 6,70-71) Bíblia de Jerusalém.

Jesus escolhe pessoas do povo, sabendo das limitações. O escolhido tem o mérito da escolha, recebe a graça divina, mas pode produzir frutos ou não. Vejamos alguns apóstolos;

Pedro: sempre tinha dúvidas com respeito a Cristo

Judas: torna-se o traidor de Jesus.

Embora isto pode acontecer, Jesus confia nos escolhidos como confiou e entregou aa guarda do dinheiro.

Hoje o chamado para o serviço da comunidade segue outro rumo mas tem suas semelhança:

Deus chama, confia, Deus capacita as pessoas com seu espírito. Mesmo assim o que foi chamado poderá frustrar este convite, rejeitando, a semelhança do jovem rico.

Como Judas lidava com o dinheiro do grupo dos apóstolos?

Judas Iscariotes, era um dos discípulos que não era pescador da Galiléia. Seus pais viviam próximos a Hebron. Judas conhecia os números, e por este motivo Jesus confiou o dinheiro.

Judas frustrou a confiança de Jesus, fez o que todos da sua época faziam quando eram responsáveis por dinheiro. Eram vistos como ladrões. Conhecemos o fato da traição de Judas recebendo 30 moedas de prata, se arrepende e se enforca.

Uma classe social dos publicanos que muitos dos que pertenciam eram responsáveis pela coleta do dízimo dos produtos para os romanos eram considerados inimigos do povo e ladrões.

1093 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook