Uma janela sobre o mundo bíblico

Felipe, que aparece em Atos, é o apóstolo ou o diácono escolhido para cuidar das viúvas?



  • Pergunta de Carlos Alberto dos Santos, Araraquara
  • 748
  • 14/05/2019
Luiz da Rosa

É uma questão aberta. Alguns exegetas acreditam que os dois sejam a memsa pessoa, enquanto que outros retém que se trate de dois personagens diferentes. Como mostro abaixo, acredito que existam dois felipes: o apóstolo e o diácono.

 

Felipe nos Evangelhos

O Evangelho Segundo João fala várias vezes de Felipe:

  • Em 1,42-46 diz que foi ele que anunciou o Messias a Natanael.
  • Era da mesma cidade de André e Pedro (Betsaida), que provavelmente era uma cidadezinha de pescadores, às margens do Mar da Galileia
  • Em 6,5-7 Cristo lhe pergunta sobre o preço dos pães antes do milagre da multiplicação.
  • Em Jo 12,20-22 apresenta alguns gregos a Jesus.
  • Antes da Última Ceia (João 14,8), pede: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta”. Jesus lhe responde: “Há tanto tempo estou convosco e tu não me conheces, Filipe? Quem me vê, vê o padre”.

 

Felipe nos Atos

De acordo com Atos dos Apóstolos, Felipe, depois da Ascensão de Jesus, teria sido eleito como um dos 7 encarregados do serviço às mesas (At 6,1-7), que normalmente são chamados os primeiros diáconos.

Sucessivamente reaparece em Atos, quando parte para evangelizar a Samaria e Cesaréia (At 8,4-40). É exatamente nesse período que converte o mago Simão e também o tesoureiro etíope.

No capítulo 21 de Atos se conta que Paulo visita Cesaréia, onde estava Felipe. E nessa passagem Felipe é chamado de Evangelista. Também se diz que ele tinha 4 filhas solteiras, que profetizavam.

 

Existem um ou dois Felipes?

Penso que sejam dois personagens, um apóstolo e o outro escolhido como "diácono", como contado em Atos. Acredito que seja eloquente o fato que Atos 21 defina o Filipe de "evangelista". É provável que esse adjetivo seja dado a ele exatamente para distingui-lo do Felipe Apóstolo.

A confusão entre os dois personagens pode ser atribuída às menções feitas do historiador Eusébio, que diz que Felipe Apóstolo, com suas filhas, vivia em Hierápolis. Todavia, é provável que tanto o diácono (evangelista) quanto o apóstolo tivessem filhas e desse elemento comum chega a confusão que levou alguns a identificar os dois personagens com a mesma pessoa.

748 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook