Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual era a situação das viúvas no tempo de Jesus?



  • Pergunta de Jaqueline , Cabo
  • 735
  • 15/05/2019
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Mulher e Jesus | Viúvas |


 Olá Jaqueline do Cabo!

Já respondida perguntas semelhantes no portal. Mesmo assim deixo alguns apontamento para seu conhecimento.

 

Na Palestina na época de jesus, as viúvas eram duplamente descriminadas

Olhando a situação da mulher na época de Jesus, constatamos que a mulher tinha pouca participação na sociedade e seu mundo era o cuidado da casa e filhos. O homem senhor absoluto na estrutura da família patriarcal, tinha todos os privilégios. A mulher não aprendia ler nem escrever, não podiam se manifestar em algum julgamento.

A viúva com a perda do marido, arcava com a descriminação que lhe a atingia devido ao empobrecimento advindo da viuvez. Sem condições para trabalhar, com o peso de seus filhos, encontrava-se descriminada no meio social. Jesus entendeu muito bem isto, quando comentou sobre a oferta da viúva, quando ressuscitou o filho da viúva.

 

Ajuda às viúvas, uma necessidade

O judaísmo dentro da sociedade do tempo de Jesus sentindo este problema preconiza a todos a auxiliarem às viúvas, passando a ser uma das obras de misericórdia no judaísmo. A condição das viúvas e de seus filhos órfãos eram de extrema necessidade (conforme Marcos 12,41ss., que narra a oferta da viúva no Templo).

 

O que Jesus pensava

Jesus anuncia não somente uma nova condição para a mulher dentro da sociedade judaica, mas condena veementemente as pessoas que exploram os órfãos e as viúvas. (Marcos 12,40; Lucas 20,47). Para firmar seu pensamento acerca das viúvas realizou o milagre da ressurreição do filho da viúva de Naim (Lucas 7,11-17).

O livro dos Atos dos Apóstolos, coloca a preocupação da comunidade em atender as viúvas, e foram escolhidos 7 diáconos para fazerem este serviço.

 

Concluindo

A partir do que foi visto as viúvas, recebiam um atendimento e ajuda como necessitadas e os que ajudavam consideravam a ajuda como obra de misericórdia. Nada era oficial, mas a partir da perspectiva humanitária de ajuda aquelas que estão em condições precárias de sobrevivência.

735 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook