Uma janela sobre o mundo bíblico

Sabemos que Deus criou a Terra e logo após o Homem. Como explicar a existência de Fósseis de dinossauros nos dias atuais?



  • Pergunta de Guilherme, São Paulo
  • 1276
  • 22/06/2019
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Criação |


Saber que o ser humano, e tudo o que está entorno a nós, vem de Deus faz com que descubramos a verdadeira natureza nossa e das outras criaturas, colocando um parâmetro para nossas ações e nossas pretensões. Essa é a verdade que ensina a Bíblia, através das duas histórias da criação que aparecem nos dois primeiros capítulos da Bíblia.

Já o fato de serem duas histórias, cada uma diferente da outra, deveria servir de evidência para concluirmos que aquilo que ali lemos não é história como somos costumados a entender. O autor Bíblico não sabe como materialmente Deus criou o homem e nem menos nós, com muito mais conhecimento do que ele tinha, sabemos. É provável que participamos da evolução natural, pensada por Deus, da criação.

Não podemos pensar que tudo foi criado em seis dias, materialmente falando, como está na Bíblia. Os animais surgiram durante milhões de anos e alguns, como os dinossauros que você menciona, desapareceram. Para Deus não há tempo e ele continua criando, graças também à nossa colaboração.

Precisamos deixar de ser fundamentalistas e abandonar a ideia de que a Bíblia queira narrar, tim-tim por tim-tim,como o mundo nasceu. Ela descreve qual é a sua natureza: obra de Deus. Como isso se deu, cabe às ciências desvelarem.

Diante dessa explicação, fica claro que não existe incongruência entre a Bíblia e a existência de dinossauros, que viveram milhões de anos antes do que aparecesse o ser humano na face da terra.

 

Não pense que não acreditamos na Bíblia

Em nenhum momento pensamos que é necessário descartar a Bíblia! Repetindo, ela, ao invés, é verdadeira, pois ensina que viemos de Deus (Gênesis 1), que temos a missão de “cuidar” da criação (Gênesis 2), que devemos nos inclinar aos preceitos divinos (pecado e Éden, Gênesis 3), que devemos aceitar a presença do outro, escolhido por Deus (Caim e Abel).

Há muitos cristãos que pensam ser fundamental reconhecer os textos do Gênesis como "históricos". Se isso não é feito, veem vacilar a própria fé. Por isso é normal ver pessoas defender a realidade como literalmente dita pela Bíblia e não conseguem compreender o que é consolidado entre os estudiosos: a criação não foi feita em 6 dias! Há inclusive, hoje em dia, mesmo parecendo absurso, correntes que crescem, como aquela que defende que a terra é chata e não redonda, pois essa realidade tão evidente e comprovada contrastaria com quanto dito pela Bíblia. É óbvio que quem continua nessa direção tende só a correr fora da estrada, recordando Paulo. É importante, como costumo dizer, amadurecer na fé e abrir-se à VERDADE, que não é diferente daquilo que diz a Bíblia, mas essa verdade não é o aspecto exterior, mas o fundamento que está implícito nas narrações dos primeiros capítulos bíblicos.

Aqui no site temos insistido sobre essa linha de leitura, com várias respostas a questões inerentes às primeiras páginas da Bíblia. Escrevi também algumas pistas para a leitura dos primeiros capítulos da Bíblia, que aconselho ler.

1276 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook