Uma janela sobre o mundo bíblico

O centurião de Cafarnaum e o mesmo que estava no momento que Jesus morreu?



  • Pergunta de Isaías de Castro, Campina Grande - PB
  • 578
  • 26/06/2019
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Centurião Romano |


Olá Isaías de Castro Campina Grande - PB

Olha li sua pergunta, e fiquei a pensar, afinal o que motivou o leitor a está pergunta? O que verdadeiramente quer saber? Se olharmos a pergunta vemos que nada de grande importância existe em sabermos se o centurião de Cafarnaum seria o mesmo que estava no momento da morte de Jesus em Jerusalém. É uma curiosidade e sabemos que quando trabalhamos com este tipo de categoria não atingimos o que é de fato verdadeiro.

Na realidade o texto bíblico dos evangelhos nada nos transmite deste fato. Sabemos que um centurião Romano era responsável por um contingente de 100 soldados romanos. O centurião de Cafarnaum tinha a incumbência de manter a ordem na Galiléia (cidade de Cafarnaum e arredores) e para isto possuía 100 soldados.

Agora na morte de Jesus, no monte Calvário, em Jerusalém, existiam soldados, estes dividiram as vestes de Jesus, o crucificaram, furaram o lado de seu peito com a lança que correu sangue e água, deram vinagre e água para umedecer seus lábios, o pregaram na cruz, estes soldados, comandados por centurião, pertenciam a outros agrupamentos sediados em Jerusalém e estavam incumbidos de manter a ordem em particular nas festas judaicas.

Imaginar que tanto em Cafarnaum como em Jerusalém seja o mesmo centurião é  força a situação. Estamos manipulando o texto bíblico.

Poderá existir em narrações da tradição da Igreja, talvez alguma referência, mas não me dediquei a está pesquisa, pela dificuldade de livros apócrifos e tempo.

Penso que o Senhor deveria se ater naquilo que é o essencial no evangelho de Jesus, compreender sua mensagem e colocar em prática.

578 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook