Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual é a passagem bíblica que cita o nome de Yanni?



  • Pergunta de Priscila , VR
  • 622
  • 08/07/2019
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre João |


 Olá Priscila de VR!

Para responder sua pergunta procurei encontrar a origem e o significado de “Yanni”. Encontrei como resposta que Yanni, variante grega para João, tem o significado de “Deus é cheio de graça”, ou se diz da pessoa que é agraciada por Deus” ou ainda se pode entender como misericórdia e graça divina.

No entanto a resposta para sua pergunta se coloca da seguinte maneira, o nome próprio Yanni é uma variante grega de João cuja origem do nome vem da língua hebraica entendendo-se como a união de “Yah”, que significa “Javé, Deus” e “Hannah”, com o significado de “graça”, formando a idéia de “Deus é cheio de graça.

No Novo Testamento mesmo sendo escrito em grego encontramos varias passagens onde aparece o nome de João em forma hebraica "Ioannes". Não aparecendo a forma grega de João que seria Yanni.

Assim que este bonito nome masculino reflete a bondade e o amor de Deus.

O nome de João em Portugal.

Desde o século IX, em Portugal iniciou-se batizar as crianças com o nome João, tornando-se um nome popular. A festa de João Batista em 24 de junho movimenta todo o país com os famosos arraiais de São João. No Brasil, João é festejado nas Festas Juninas, que tem grande destaque.

Além de João Batista, primo de Jesus que o batizou nas águas do rio Jordão, aparece também o apóstolo João personagem bíblico autor do evangelho de João de cartas e do apocalipse.

No Novo Testamento encontramos para o nome próprio “Yanni”, João o nome próprio de escrita hebraica   "Ioannes" por exemplo em Evangelho de João 1,35; 1,40 etc.

622 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook