Uma janela sobre o mundo bíblico

O que significa "Ramo de Oliveira" na entrada de Jesus em Jerusalém?



  • Pergunta de Kelli Pontes, Cachoeira Paulista - SP
  • 438
  • 23/07/2019
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Jesus |


Olá Kelli Pontes de Cachoeira Paulista SP!

Nos quatro evangelhos que narram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, não encontramos entre os ramos de árvore que a narrativa fala, “os ramos de oliveira” da pergunta.

Os evangelhos narram desta forma:

Em Mateus 2,8:

“A numerosa multidão estendeu suas vestes pelos caminhos, enquanto outros cortavam ramos das arvores e espalhavam pelo chão” (Mateus 21,8) Bíblia de Jerusalém

Em Marcos 11,8:

“Muitos estenderam suas vestes pelo Caminho , outros puseram ramos que haviam apanhado nos campos.” (Marcos 11,8) Bíblia de Jerusalém.

Em Lc 19,16:

“Enquanto ele avançava, o povo estendia suas próprias vestes no caminho.” (Lucas 19,16) Bíblia de Jerusalém.

João 12,13

“Tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando:” (João 12,13) Bíblia de Jerusalém.

Na sua pergunta está expresso “ramos de oliveira”, conferindo o texto, encontramos ramos de árvores, ramos, Lucas não cita e João fala em ramos de palmeira, não fala de ramos de Oliveira.

Mesmo assim poderíamos imaginar, ao pensar em ramos de Oliveira, da pergunta é por que lembra a celebração do dia ramos nas comunidades em que as pessoas trazem ramos de Oliveira, ou mesmo que descendo pelo monte das Oliveiras passam entre as Oliveiras e tiram ramos. Mas o texto não fala que tirassem ramos de oliveira pois eram uma árvore preciosa e produzia frutos as azeitonas.

Podemos busca o significado de ramos no Antigo Testamento:

Alguns autores falam que ramos utilizados pelo povo da entrada de Jesus em Jerusalém lembra a festa dos tabernáculos que no livro 2 Macabeus 10,7, falando da purificação do Templo realizada por Judas Macabeus a multidão celebrou a festa “levando Tirsos, ramos verdes e Palmas. No livro dos Salmos aparece também o povo nas festas judaicas entoavam hosanas e cânticos, semelhante a entrada de Jesus em Jerusalém.

438 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook