Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual a distância entre Cafarnaum e a Galileia no tempo de Jesus?



  • Pergunta de Leila Amada, Penápolis, SP
  • 391
  • 13/08/2019
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Geografia | Galileia |


Como você pode ver na imagem aqui abaixo, a Galileia (círculo) não é uma cidade, mas uma região, dentro da qual se encontra Cafarnaum, a cidadezinha na qual Jesus passou bastante tempo, onde se encontrava a casa de Pedro. Outras duas cidades da Galileia, bem conhecidas no Novo Testamento, são Nazaré, onde vivia a família de Jesus, e Canã, o lugar do primeiro milagre. Depois de Cristo ficou importante a cidade de Tiberíades, a maior cidade da região ainda hoje.

Para você ter uma ideia, a distância entre Nazaré e Cafarnaum é de cerca de 55 quilômetros, pelas estradas de hoje. Em linha reta, pode ser cerca de 15 quilômetros menos. Portanto, Jesus para ir da sua cidade até a cidade que certamente foi o centro do seu ministério, Cafarnaum, tinha que percorrer cerca de 40 quilômetros, ao menos 2 dias de boa caminhada.

É uma região muito fértil, caracterizada pela presença do Lago da Galileia, também conhecido como Lago de Tiberíades. As fontes do Jordão, que nascem a algumas dezenas de quilômetros de distância, nas montanhas do Golã, desembocam nesse lago, saindo dele na parte sul, formando o Rio Jordão, que despeja suas águas no Mar Morto.

A presença da água dá a essa área a possibilidade da produção agrícula, tornando-se uma zona muito rica. O lago e suas "praias" foram palco privilegiado da missão de Cristo.

391 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook