Uma janela sobre o mundo bíblico

De que ano datam os livros da nossa Bíblia católica?



  • Pergunta de Gilberto Cassia Lima, São Paulo
  • 3624
  • 15/01/2007
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Formação da Bíblia |


Prezado, Gilberto,a Bíblia na verdade é como uma biblioteca, composta para os judeus de 39 livros, para os protestantes de 66 e para os católicos de 73. Cada um desses livros foi escrito em uma época diferente e cada livro, sobretudo aqueles do Antigo Testamento, tem uma gênesis complicada e nem sempre é possível dar uma data exata para a sua escritura. Por exemplo a data de composição da história contada pelos livros de Samuel, que contém parte daquilo que os estudiosos chamam “história deuteronomística”, é defendida por alguns como tendo sido escrita lá pelos 800 antes de Cristo, mas há outros que dizem que foi escrita na época do Exílio na Babilônia, pelos anos 500 antes de Cristo. Esse é apenas um exemplo, mas vários livros, sobretudo do Antigo Testamento, apresentam tais problemas de discordância entre os exegetas. Muitas vezes um mesmo livro foi escrito em diversas fases e por isso é errado dar uma data determinada.

Para dar qualquer ponto de referência sólido, é bom ter presente os seguintes dados:
1. O Antigo Testamento foi escrito antes de Cristo
2. Os 46 livros do Antigo Testamento (39 para os protestantes) foram escritos escritos em um período que compreende cerca de 800 anos.
3. O Novo Testamento (27 livros) foi escrito a partir dos anos 50 (1 e 2 carta aos Tessalonesenses) depois de Cristo.
4. O último livro do Novo Testamento (Apocalipse) foi escrito entre os anos 95 e 100 depois de Cristo.

Para satisfazer a sua curiosidade dou em seguida um quadro geral, mas muito discutível, sobre a composição dos livros da Bíblia. Lembre, porém, que é apenas um quadro aproximativo e não exato.

900 – 700 antes de Cristo
Ciclos de narrativas: tradições orais e escritas, elaborado por um grupo de autores proféticos-sacerdotais. Ciclo de Abraão, Jacó, história de José, história do Êxodo, ciclo da tomada da terra (Gênesis, Números)

A partir de 700 antes de Cristo
Escribas reais que recolhem as sentenças e provérbios de Salomão e continuam a compor salmos para a liturgia no Templo. Tem início a obra deuteronomística da história, escrita em Jerusalém (Deuteronômio, Juízes, livro de Samuel, Reis, Crônicas)

580 – 540 antes de Cristo (Exílio em Babilônia)
Revisão da obra deuteronomística. Ampla interpretação da história desde o início até o exílio. Livro das Lamentações. Nasce a obra sacerdotal, inspirada na teologia do profeta Ezequiel, Jeremias e Dêutero-Isaías. Levíticos

A partir de 450 antes de Cristo
As diferentes obras sobre a história de Isrel são colocadas juntas e resulta em parte dos livros históricos da Bíblia

400 antes de Cristo
Composição final do Pentateuco. Obra histórica das Crônicas. Literatura profética: Ageu, Zacarias, Malaquias, Joel e Isaías 56-66. O Saltério recebe novos salmos. Provérbios, Jó, Rute, Jonas, Cânticos.

333 – 63 Antes de Cristo
Ester, Daniel, Macabeus, Eclesiastes, Eclesiástico, Tobias, Judite, Baruc e Sabedoria

50 depois de Cristo
1 e 2 carta de Paulo aos Colossenses

50 – 95 depois de Cristo
Outros livros do Novo Testamento

100 depois de Cristo
Apocalipse

3624 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook