Uma janela sobre o mundo bíblico

Uma leitura do Evangelho de João



  • Estudo
  • 2743
  • 28/02/2005
Bernardo Correa d’Almeida

Leia mais sobre Bibliografia bíblica | João


Que tipo de obra é Jo? Asseguro-te que não se trata apenas de mais um livro de texto, nem dum relato histórico, nem sequer dum tratado de teologia.
Nunca percas de vista que Jo é uma NARRAÇÃO (um texto que revela algo) TEOLÓGICA (texto que nos revela Jesus) na HISTÓRIA (texto que nos revela o Jesus que viveu há 2000 anos num contexto histórico concreto).

Por isso na tua leitura deixa-te entrar na REVELAÇÃO que o autor do texto (narração), JESUS (teologia) e o ambiente de Jesus e da comunidade (história) te oferecem. A riqueza da tua leitura dependerá desse tripé.

Para facilitar a leitura proponho-te ainda que tenhas sempre em conta:

1) Jo escreve com o OBJECTIVO de conduzir à fé não obstante as circunstâncias religiosas, sociais, profissionais adversas. Dirige-se a cristãos vindos do paganismo outros do judaísmo com dificuldades em crer e confessar a sua fé em Jesus.

2) Este objectivo concretiza-se modelarmente, positiva ou negativamente, nas atitudes das diferentes PERSONAGENS. Fixa atentamente o teu olhar nelas e no modo como elas vivem a sua fé.

3) Pede iluminação ao ESPÍRITO; relê o texto com calma pelo menos 3 vezes; selecciona uma expressão, personagem ou acontecimento como LUZ para teu dia.

4) Jo está DIVIDIDO em 5 partes: 1,1–18: Prólogo; 1,19–10: Ministério Público de Jesus; 11–12: Início do relato da Paixão; 13–17: Discurso da despedida; 18–21: Paixão, Morte, Ressurreição e Confissão de Fé.

2743 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook