Uma janela sobre o mundo bíblico

Evangelho e diálogo inter-religioso



  • Carlos Josaphat
  • 2546
  • 14/06/2005
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Diálogo inter-religioso |

Código: 8893 - ISBN: 85-15-02715-1
Páginas: 176 - Formato: 14x21cm
Preço: R$20,50 - Editora Loyola

A globalização traz em seu bojo formas degradadas e alienantes de religião ardilosamente exploradas na defesa e consolidação dos sistemas de opressão e de egocentrismo individual e coletivo; a idolatria do mercado tende a incrementar a mercantilização da religiosidade. Por outro lado, com ela as religiões se vêem forçadas a se encontrar e convidadas a dialogar e a se entender.

Conjugando erudição e sensibilidade, objetividade e calor humano, o autor lança um olhar sobre o judaísmo, o islamismo, o cristianismo, o hinduísmo, o budismo, as religiões afro-brasileiras e as dos povos indígenas, e insiste nas promessas e exigências do diálogo inter-religioso que encerram.

O diálogo inter-religioso é considerado como o verdadeiro caminho da reconciliação da humanidade. Afirmando-se na plena identidade de sabedoria humana aberta à transcendência, a religião poderá reconhecer na globalização a grande chance de universalidade para sua mensagem e tornará mais visível a prática do amor universal.

O autor
Frei Carlos Josaphat é dominicano, nos seus oitenta anos se vai mostrando incansável em sua faina de professor e de escritor. Em umas dezenas de livros, em seu ensino dentro e fora de nosso país, procura confrontar os valores éticos com os desafios da cultura, da política, da economia e da mídia. Seu interesse se concentra no estudo e na promoção da justiça social. Lutar é preciso para garantir “todos os direitos para todos”, e enfatiza “e para todas”. É o lema deste teólogo que gosta de se apresentar como roceiro filho de roceiro, ou como um mineiro de Abaeté.

2546 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook