Uma janela sobre o mundo bíblico

A vida secreta dos apóstolos e apóstolas à luz dos Atos Apócrifos



  • Frei Jacir de Freitas Faria, OFM
  • 4894
  • 16/09/2005
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Apócrifos |

Editora: Vozes
Páginas: 328

Com o título A vida secreta dos apóstolos e apóstolas à luz dos Atos Apócrifos, Frei Jacir de Freitas acaba de lançar pela Editora Vozes, na série Comentários aos Apócrifos, o seu novo livro. Trata-se de histórias secretas dos apóstolos e apóstolas. A leitura deste livro ajudará o leitor a encontrar respostas para as seguintes perguntas: O que é mesmo um livro apócrifo? Por que estas histórias são chamadas de secretas? Qual é a diferença entre um texto apócrifo e um texto canônico? Os apóstolos são somente os 12 apóstolos, isto é, os 12 homens? Por que as mulheres são chamadas de discípulas e não apóstolas? Por que os textos apócrifos não são considerados inspirados? Como definir se um texto é falso ou não?
Neste livro a vida dos doze apóstolos – Pedro, Paulo, Tomé, André, Filipe, Tiago Maior, Tiago, Mateus, João, Bartolomeu, Judas Tadeu, Simão – e das três apóstolas – Madalena, Maria a mãe de Jesus e Tecla – é contada à luz dos textos apócrifos e revelam muitos dados sobre a vida de nossas lideranças apostólicas da primeira hora do cristianismo.
Atos Apócrifos dos Apóstolos é o nome pelo qual elas foram batizadas ao longo da história do cristianismo. Você vai se deparar com histórias interessantes. Vai compreender algumas informações que a piedade popular conservou sobre os apóstolos e apóstolas. Com certeza, você compreenderá os atos que os Atos dos Apóstolos, livro canônico, não contam. Mas vai aprender também a ler estes textos com critério, separando o joio do trigo, encontrando preciosidades nestes textos seculares.
Enfim, um mergulho no lado oculto, secreto, do cristianismo, dos seus primeiros, numa história de narrativas escondidas.

4894 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook