Uma janela sobre o mundo bíblico

A palavra de Jesus é o meu alimento e minha espada



  • Estudo
  • 3870
  • 25/01/2011
Alessandro de Azevedo Moreira Moreira

Leia mais sobre Simbolismo |


As palavras alimento e espada trazem em seu bojo significados fortes e importantes que tem um direcionamento próprio dentro do ministério de cada cristão em seguir propagando a boa nova.

A mensagem se torna alimento quando realmente a entendemos; digo isso uma vez que a maioria das pessoas não a compreende em sua essência. É o alimento que nos fortalece para que possamos melhorar a cada dia, como seguidores do Deus vivo e que nos dará força nos momentos de adversidade e dúvida que serão muitos. O mundo nos chama a escolher os caminhos mais largos e fáceis.

Muitos confundem o ser cristão na íntegra com o pertencer a uma casta especial de pessoas que devem ser tratadas como superiores as demais uma vez que são da Igreja x ou y e por terem uma posição nestas igrejas de comando. Isto não quer dizer que a Igreja não precise de líderes; até por uma questão de organização é necessário haver uma posição que desde os primórdios existiu.

Agora o problema será em encontrar uma pessoa que esteja na frente e não siga a mensagem de Jesus preocupando-se mais consigo própria. Jesus que foi o Mestre de todos, nunca adotou uma postura despótica de comando e o exemplo do lava-pés (João 13,4-11) é a prova cabal deste fato.

Será também a minha espada para entender que sou pequeno e preciso dela ao meu lado uma vez que precisarei me defender das tentações que estarão em toda parte e o mesmo exemplo do lava-pés, pode também, exemplificar esta questão dentro da óptica teológica Agostiniana

Agostinho sugere que com o batismo tornamo-nos totalmente puros; mas os nossos pés estarão tocando continuamente este mundo e as paixões humanas são o solo sujo que estamos constantemente a pisar e por isso, precisam olhar e vigiar dia e noite para que não nos afastemos da via do Senhor.

Precisamos entender que é só o amor que Deus compartilha conosco, que nos fará deitar como diz o salmista em pastos verdejantes; ele é o nosso pastor; ele nos conduzirá por águas tranqüilas além do vale da morte.

3870 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook