Uma janela sobre o mundo bíblico

´Quero saber se João andava com Jesus? Onde ele morou? Quantos anos ele viveu? O que ele fazia ?



  • Pergunta de Tamiris, São Paulo / SP
  • 7075
  • 28/07/2012
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre João | João | João


Olá Tamiris de São Paulo / SP !

Ao todo são quatro perguntas que esperam quatro respostas. Responderei as perguntas seguindo a ordem que foram colocadas.

1 - O nome João (Ioannes) tem seu significado no hebraico Yohanan (significa “YHWH é bom”) e que posteriormente foi transliterado para o grego. O apóstolo João, filho de Zebedeu foi chamado por Cristo para ser seu discípulo, inicialmente era discípulo de João Batista. (Conf. João 1,35-40) Podemos conferir a citação Bíblica com seu nome nos Atos dos Apóstolos 1,13:

“Tendo entrado na cidade, subiram à sala superior, onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mates; Tiago filho de Alfeu, e Simão, o zelota; e Judas, filho de Tiago”. (Atos dos Apóstolos 1,13) Bíblia de Jerusalém.

Dos doze apóstolos, tornou-se o mais destacado teólogo e seus escritos provam isto. Segundo algumas interpretações João era o apóstolo que Jesus mais amava. Ele tinha um enorme afeto pelo Senhor e vice-versa. João apóstolo e evangelista, autor do Evangelho de João, Apocalipse e Cartas

2 – Sua origem era do norte da Palestina na Galileia. Morava nas cercanias do lago da Galiléia. Nesta época foi chamado por Jesus para ser seu discípulo.

Também viveu em Jerusalém desempenhando importante papel na Igreja judeu-cristã de Jerusalém. E no final de sua vida desempenhou um trabalho missionário na Asia Menor. Vivendo em Éfeso.

3 - Ele morreu de morte natural, em Éfeso, no ano 103 d.C., quando tinha 94 anos.

4- Trabalhava como pescador na empresa de Pesca de seu pai Zebedeu.

7075 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook