Uma janela sobre o mundo bíblico

Existe algum comentário sobre Filipe na Bíblia Sagrada?



  • Pergunta de Verginio, Palhoça
  • 52264
  • 12/07/2007
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Felipe |


Não tenho certeza de ter acolhido bem o objetivo da sua pergunta, mas digo umas palavras sobre o apóstolo Felipe. Na verdade conhecemos pouco dele. Temos apenas algumas informações nos evangelhos e nos Atos dos Apóstolos. O Evangelho de São João fala várias vezes de Felipe. Por exemplo, João 1,42-46 diz que foi ele que anunciou o Messias a Natanael. Em 6,5-7 Cristo lhe pergunta sobre o preço dos pães antes do milagre da multiplicação. Em Jo 12,20-22 apresenta alguns gregos a Jesus. Em fim, antes da Última Ceia (Jo 14,8), pede: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta”. Jesus lhe responde: “Há tanto tempo estou convosco e tu não me conheces, Filipe? Quem me vê, vê o padre”.
De acordo com Atos dos Apóstolos, depois da Ascensão de Jesus, teria sido eleito como um dos 7 encarregados do serviço às mesas (At 6,1-7), que normalmente são chamados os primeiros diáconos. De qualquer forma nem todos os biblistas concordam que esse Felipe seja o mesmo do Evangelho.
Sucessivamente reaparece em Atos, quando parte para evangelizar a Samaria e Cesaréia (At 8,4-40). É exatamente nesse período que converte o mago Simão.
No capítulo 21 de Atos se conta que Paulo visita Cesaréia, onde estava Felipe. E nessa passagem Felipe é chamado de Evangelista. Também se diz que ele tinha 4 filhas solteiras, que profetizavam.
Outras informações temos apenas das tradições, que não são tanto seguras. Por exemplo se diz que teria morrido em Hierápolis, onde foi crucificado.

Existem duas obras apócrifas atribuídas a Felipe. A primeira delas é o Evangelho de Felipe. Trata-se de uma obra do IV século, que foi encontrado em 1945, em Nag Hammadi, no Egito, por um agricultor. O texto desse livro contém 127 sentenças, com um teor gnóstico muito acentuado. Contém passagens sobre a vida de Jesus, mas contrastam claramente com os dados históricos conforme apresentados pelos 4 evangelhos.

Outra obra atribuída a Felipe é Atos de Felipe. Ás vezes os biblistas chamam com esse nome o capítulo 8 dos Atos dos Apóstolos. Porém Atos de Felipe é uma outra obra, que não está na Bíblia. Foi descoberta em 1974, por François Bavon, na Grécia. O manuscrito descoberto é do século XIV, mas parece que o original é do quarto século. Muitas das histórias contadas ali estão presentes já em outras obras. Diz, por exemplo, que Jesus enviou seus discípulos pelo mundo para difundir sua mensagem. Entre os discípulos estavam Felipe, Bartolomeu e uma mulher chamada Mariamne, que é considerada irmã de Felipe. A propósito dela, Bavon diz que pode ser que seja Maria Madalena. O texto também fala de histórias de Felipe que converte um leopardo e outros animais. Também descreve uma comunidade de vegetarianos e celibatários. As mulheres desta comunidade usavam roupas masculinas e exerciam cargos importantes. Infelizmente o texto é publicado apenas em Francês.

52264 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook