Uma janela sobre o mundo bíblico

Visto que Adão e Eva tiveram só filhos, como se povou a terra?



  • Pergunta de Raiane Tássia Freitas Silva, São Luís
  • 21465
  • 19/04/2011
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Criação | Gênesis


Raiane, você tomou o lugar de tantas pessoas, que gostariam de fazer a mesma pergunta. Há várias respostas aqui no site que tentam abordar esse tema. Não é uma pergunta infundada, mas revela o erro dos "educadores bíblicos" que não souberam trasmitir corretamente a mensagem da Palavra de Deus e a nossa tendência a ler de modo fundamentalista a Palavra de Deus.

O que conta Gênesis não é uma história acontecida, mas um mito. Sei que são palavras fortes para muitas pessoas, mas isso não representa nenhuma novidade no meio bíblico. E gostaria muito que os biblistas se aproximassem do povo, mas também que o mesmo processo fosse feito pelo 'povo' em relação aos estudiosos da Bíblia. Parenteses à parte, é importante que você não pense que mito seja uma coisa falsa. A criação do mundo feita por Deus é verdadeira, embora não tenha sido feita exatamente como conta a Bíblia. A segunda afirmação é tão verdadeira que até a própria Bíblia conta duas criações do mundo. Se fosse exatamente como nos contou a Bíblia, por que tem duas narrações diferentes sobre a criação? Confronte Gênesis 1 e Gênesis 2...

 

A verdade da Bíblia não está no fato físico, que Deus usou o barro para criar o ser humano. A verdade da Bíblia está no fato que o ser humano foi criado por Deus. O autor, inspirado pelo Espírito Santo usou elementos literários a sua disposição na época para nos explicar essa verdade.

É importante sublinhar o que quero dizer com mito, quando afirmo que a Bíblia usa uma uma linguagem mitológica. O mito é o processo através do qual se coloca, em forma de história, fora do tempo, antes que o homem existisse, as respostas para grandes interrogativos. Neste nosso caso o interrogativo que influencia a criação dos textos mitológicos inerentes à criação é a questão “de onde viemos”. Desse modo poderíamos explicar tantos outros mitos da humanidade. São reflexões sérias, as primeiras da humanidade. Porém a Bíblia não se limita a imitar os mitos, pois realiza profundas transformações nesse modo de refletir: ela usa esse estilo literário em função da fé em Deus, que é único, que intervem na nossa história para nos libertar.

Como já tivemos ocasião de afirmar, não existiu um homem “Adão” criado por Deus. Existe a humanidade criada por Deus. O homem não começou a existir de um momento para o outro, mas provavelmente nasceu através de um processo, quem sabe conforme diz a teoria da evolução, ou outra teoria que cabe às ciências explicar. Portanto todas as questões postas em relação à família de Adão, como uma família singular, são infundadas.

21465 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook