Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria de saber onde nasceu Maria mãe de Jesus.



  • Pergunta de Ana Lúcia Freire, São Luís
  • 28878
  • 27/08/2007
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Maria, mãe de Jesus |


Ana, a Bíblia não fala nada da vida familiar de Maria, antes de conceber a Jesus. Por isso a partir dela não podemos saber onde ela nasceu. A fonte mais antiga que fala da vida de Maria é o Proto-Evangelho de Tiago, que seria do II século depois de Cristo. É um apócrifo que fala dos momentos mais importantes da vida de Nossa Senhora: o matrimônio dos pais Joaquim e Ana, a concepção depois de 20 anos sem ter filhos, o nascimento e a apresentação ao Templo de Jerusalém. Todos esses acontecimentos são inseridos dentro do contexto histórico da cidade de Jerusalém.

No século V da era cristã, em Jerusalém, foi instituída a festa do nascimento de Maria, 8 de setembro. Nessa data, em Jerusalém, teria sido inaugurada a Basílica de Santa Maria, edificada sobre a presunta casa natal de Maria.

Esta é a primeira tradição, a mais antiga e provavelmente aquela com maior probabilidade de ser historicamente correta. Existem, porém, outras duas tradições.

Outro apócrifo, pouco importante, do século VIII-IX, que diz que Maria nasceu em Nazaré e a partir de 3 anos viveu no templo de Jerusalém.

E a terceira tradição diz que Maria é de uma cidade chamada Séforis, próxima a Nazaré, cidade importante no tempo de Cristo, onde hoje existem apenas ruínas. Parece mais provável que os pais de Maria fossem oriundos deste local e pode ser que Maria tenha vivido algum tempo ali.

28878 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook